top of page

Novelas do SBT 📺 Coração Selvagem (Corazón Salvaje) | Resumo Comentado PARTE 1

  • Foto do escritor: Fernanda Ramos
    Fernanda Ramos
  • 12 de out.
  • 22 min de leitura

Atualizado: 23 de out.

Mónica e Juán - Telenovela Mexicana Coração Selvagem (Corazón Salvaje).
Mónica e Juán - Telenovela Mexicana Coração Selvagem (Corazón Salvaje).

Uma das novelas mais belas e consagradas da história, a versão de 1993 de Corazón Salvaje ficou escrita nas páginas da teledramaturgia.


A história de amor de Mônica Altamira e Juán del Diablo (ou João do Diabo, em português) foi transmitida apenas duas vezes no Brasil: a primeira pela emissora CNT, em 1997, e a segunda vez pelo SBT, nas famosas "Tardes de Amor" nos anos 2000.


Mas os noveleiros raiz conhecem muito bem esse clássico intocável, que vamos relembrar agora!


Primeira Fase da Novela Mexicana "Coração Selvagem"


A família Alcázar - Telenovela Coração Selvagem.
A família Alcázar - Telenovela Coração Selvagem.

O início da novela nos mostra brevemente a família de Francisco Alcázar, um homem de posses que vive em sua fazenda com sua esposa Sofia e seu filho Andrés. Francisco teve um breve caso de amor com uma mulher de classe baixa, que também era casada, e desse amor nasceu um filho chamado Juán, que era apenas um pouco mais velho do que o filho legítimo de Francisco e Sofia.


A mãe de Juán já havia morrido, e ele era cuidado — se é que se pode dizer assim — pelo esposo de sua mãe, que o tratava muito mal por ele ser fruto de uma infidelidade. Esse homem morre, e Francisco ao saber disso leva Juán para casa, para que ele seja criado junto a Andrés.


Claro que Sofia não aprova essa ideia. Ela odeia o filho bastardo de seu marido, e o considerava um intruso dentro de sua casa, além de ser inferior. Mas as esposas daquela época eram muito submissas, e tinham que obedecer a vontade do marido.


Ao contrário da mãe, Andrés adorava a companhia de Juán, e o considerava um grande amigo. Mas ele não sabia a verdade sobre o menino ser seu irmão. Francisco contava com o apoio e amizade de seu advogado Noé Manceira, que sempre soube de toda a história.


Mas um dia Francisco sofre um acidente de cavalo, e morre. Antes de falecer, ele pede que Andrés não desampare Juán, e que cuide dele como um irmão. O menino promete ao pai que assim o fará, mas naquela época ele era apenas um garoto, e Sofia acaba expulsando Juán de sua casa.


Mas Juán ainda contava com Noé, quem a partir de agora seria uma figura paterna em sua vida. Mas ele não foi morar com o advogado; Juán era uma alma livre, que valia por si mesmo desde sempre, e assim permaneceria.


Catalina, Sofia e as meninas Mônica e Aimée - Novela "Coração Selvagem".
Catalina, Sofia e as meninas Mônica e Aimée - Novela "Coração Selvagem".

Sofia tinha uma prima que também acabava de ficar viúva de um conde, Catalina. Mas apesar do título do marido, Catalina não tinha ficado nas melhores condições financeiras; e ainda tinha ficado com duas filhas pra cuidar: Mônica e Aimée.


Sofia propôs que Mônica se casasse com Andrés quando eles crescessem. Ela era uma condessa, e a filha de temperamento mais agradável aos olhos de Sofia.


Sofia ainda era a madrinha de Mônica, e não exigiria o dote. Como vocês sabem, naquela época as famílias abastadas só casavam as filhas se tivessem um dote à altura para oferecer para o noivo.


O acordo foi feito, e Andrés foi estudar fora do país com a promessa de retornar para se casar com Mônica quando chegasse o momento.


O quarteto amoroso entre Mônica, Juán, Aimée e Andrés na Novela "Coração Selvagem"


Mônica, Andrés e Aimée - Novela "Coração Selvagem".
Mônica, Andrés e Aimée - Novela "Coração Selvagem".

Os anos se passaram, e as condessas de Altamira se tornaram duas lindas jovens. Aimée morava na capital, com uma parente, e gostava de luxos e futilidades. Mônica havia ficado ao lado da mãe, e era uma jovem doce e bondosa, com princípios e que gostava de ajudar com obras de caridade na igreja.


Mônica sonhava com o retorno de seu noivo Andrés, mesmo nunca tendo convivido com ele. Eles ainda eram crianças da última vez que ela o tinha visto, mas mesmo assim sentia que o amava.


Mas Andrés passou brevemente pela capital ao chegar ao país, e lá conheceu Aimée. Ele ficou encantado por ela, e desde esse primeiro momento quis se casar com a condessa.


A verdade é que ele não se lembrava que tinha um compromisso com Mônica. Não entendo como a mãe nunca o recordou desse fato, mas enfim...


Aimée, por seu lado, se encantou com um belo homem que espiava na praia, quando foi visitar a mãe e a irmã. Esse homem era ninguém mais ninguém menos que Juán, que havia se tornado um homem conhecido e temido na região, por seu temperamento explosivo e por ter negócios "pouco convencionais", digamos assim.


Juán del Diablo - Novela mexicana "Coração Selvagem".
Juán del Diablo - Novela mexicana "Coração Selvagem".

Acho que podemos comparar o personagem com aquele arquétipo de pirata bondoso e honrado, sabem?


Que apesar de não viver dentro das leis e convenções sociais, é um homem de bom coração. Juán não tinha sequer um sobrenome, e todos o chamavam de Juán del Diablo.


Bom, mas seguindo com a história: Juán percebe que Aimée o espia tomando banho, e passa a dar atenção a ela. Os dois iniciam um romance secreto, e Aimée conta com a ajuda de Lupe, uma das empregadas da casa de sua mãe, para dar suas escapadas e se encontrar com Juán.


Só que quando Andrés retorna à fazenda, diz à mãe que conheceu Aimée e quer se casar com ela. Sofia o lembra que ele tem um compromisso com Mônica, irmã de Aimée, mas Andrés se recusa a honrar esse compromisso, pois sequer se lembrava dele.


Mônica fica tão desolada que resolve entrar para o convento, o que sua mãe desaprova com todas as forças. Mas o que ela poderia fazer? Catalina não tinha dote para oferecer a nenhum noivo, para que Mônica também pudesse se casar.


Aimée era apaixonada por Juán, mas ele sequer tinha um sobrenome; não tinha nada a oferecer, e a jovem condessa amava mais a vida de luxos e uma posição social respeitável.


Aimée e Andrés - Novela "Coração Selvagem".
Aimée e Andrés - Novela "Coração Selvagem".
Aimée e Juán - Novela "Coração Selvagem".
Aimée e Juán - Novela "Coração Selvagem".

Por outro lado, quando fica sabendo das intenções de Andrés, aceita se casar com ele. Seria o melhor pra ela, que não poderia se casar com outro homem de classe alta, pois não tinha dote.


Aimée era extremamente egoísta, por isso não se importou com o sofrimento da irmã ao ser trocada. Tampouco se importou em manter Juán como amante, sem que ele soubesse que ela estava comprometida com Andrés.


As intenções de Juán com Aimée eram sérias, e ele estaria prestes a sofrer uma grande desilusão...


Na noite do jantar de pedida de mão de Aimée, ela e a mãe vão para a fazenda dos Alcázar, e Mônica fica em casa. Ela tinha ido visitar a mãe, e passava alguns dias fora do convento. Sozinha, ela aproveita para organizar alguns vestidos de Aimée, que ela tinha deixado jogados no quarto.


Nesse momento, Juán entra no quarto pela janela e encontra Mônica.


A noviça leva um susto, e Juán a informa que está buscando Aimée. Claro que Mônica ficou confusa, e quis saber quem era aquele homem que buscava a irmã com tanta ousadia e confiança a ponto de invadir seu quarto no meio da noite.


Ele flerta um pouco com ela, apesar de seus trajes de noviça, e vai embora apelidando-a de "Santa Mônica".


Juán e Mônica - Telenovela "Coração Selvagem".
Juán e Mônica - Telenovela "Coração Selvagem".

A dinâmica de Juán e Mônica é sempre muito interessante: ele, com seu sarcasmo e deboche diante do moralismo daquela sociedade; e ela com seu temperamento conservador, sendo tudo o que aquela sociedade exigia que uma mulher bem criada e religiosa fosse.


Os temperamentos dos dois se chocam, resultando em uma química apaixonante. Não é à toa que eles são o melhor casal de novelas de todos os tempos!


Já comprometida para casar com Andrés, Aimée regressa à casa, e Mônica a confronta.

Mas Aimée diz que só havia trocado duas palavras com ele na praia, e que ele estava louco.


Mônica adverte a irmã que não permitirá que ela manche a honra da família se envolvendo com um bandido contrabandista. Pois é, a fama de Juán na região era a pior possível! Mas Mônica o conheceria de verdade muito em breve.


Mônica tem sonhos românticos com Andrés - Novela "Coração Selvagem".
Mônica tem sonhos românticos com Andrés - Novela "Coração Selvagem".

Mônica, mesmo desiludida, tem sonhos com Andrés. Ela ainda estava apaixonada por ele — ou melhor, apaixonada pelo que idealizou a respeito dele. É interessante ver como Mônica reprime seus desejos, rezando para que não tenha mais esse tipo de sonhos.


As mulheres daquela época tinham a sexualidade reprimida e atribuída ao pecado. A mulher tinha a obrigação de se deitar com seu esposo apenas para ter filhos, e o prazer na cama era atribuído à mulheres sem moral.


E lá na frente, o relacionamento entre ela e Juán seria fundamental para que Mônica se libertasse de muitos tabus!


Quando Andrés retorna à cidade, procura Juán para lhe oferecer ajuda. Ele jamais havia se esquecido da promessa que havia feito ao pai em seu leito de morte.


Mas Juán dispensa a ajuda do meio irmão, e diz que não precisa dele pra nada. Enquanto Andrés vê Juán como aquele amigo da infância que seu pai queria amparar, Juán vê Andrés como a representação de tudo o que havia sido negado a ele como fruto de um filho fora do casamento.


Não é que ele odiasse Andrés — mas tampouco queria ser seu amigo, nem ter nada a ver com ele.


Os irmãos Juán e Andrés - Novela "Coração Selvagem".
Os irmãos Juán e Andrés - Novela "Coração Selvagem".

Mônica espia a irmã nos dias que está em casa, e vê Aimée e Juán juntos. Ela não diz a ninguém, mas insiste que a irmã deixe de se encontrar com o amante.


Obviamente Aimée não dá ouvidos a ela, e ainda diz que ela também engana a todos, inclusive a igreja, pois sua vocação era falsa, e ela havia entrado no convento por despeito de ter sido abandonada por Andrés.


Aimée, ao contrário de Mônica, não tinha as amarras da moral e dos bons costumes atando suas ações. Ela se entrega à Juán sem crises de consciência, e vive o romance com ele de forma plena e livre.


O problema de Aimée não é o fato dela ter uma visão mais desapegada dos preconceitos moralistas daquela época; isso eu até acho uma parte boa da personagem. O problema dela é brincar com todos, enganar, e pensar somente nela mesma.


Mônica pediu à mãe que dissesse a todos que ela tinha ficado aliviada pelo rompimento do noivado, pois na verdade queria ser freira.


Ela fez isso para manter sua dignidade perante todos, pois a realidade do abandono era humilhante para ela. Andrés acreditou nisso, o que ajudou a tornar as coisas mais fáceis pra ele.


Mas a vida no convento não era fácil, e Mônica era uma jovem delicada, criada com conforto, e para ser esposa de um homem rico. A rotina pesada do convento não favoreceu sua saúde, e ela logo adoeceu.


O frei que era seu confessor era outro que não concordava com a entrada de Mônica no convento. Ele sabia que ela tinha encontrado essa saída para evitar o escárnio da sociedade, e para se refugiar do desprezo que havia sofrido. Mônica era uma jovem romântica, que sonhava com o amor.


Juán pergunta à Aimée se ela se casaria com ele se ele tivesse fortuna e um sobrenome honrado. Ela diz que sim, e ele faz uma viagem da qual promete voltar muito rico. Além disso, pergunta à Noé se ele estaria disposto a dar seu sobrenome a ele, o que o advogado aceita imediatamente, pois até já havia oferecido.


A relação dos dois é muito bonita, e muito importante na história.


Enquanto isso, o confessor de Mônica e a madre superiora do convento tomam a decisão de que a vida religiosa não era para Mônica, e não permitem que ela regresse ao convento. Contra sua vontade, Mônica volta a viver com a mãe e a irmã.


Chega aos ouvidos de Aimée o rumor de que Juán havia morrido em sua viagem — era o que todos os seus amigos pensavam. Ela fica triste, claro! Mas agora, mais do que nunca, deve prosseguir com seus planos de se casar com Andrés.


Assim, as três condessas de Altamira viajam para a fazenda dos Alcázar, onde o casamento será realizado. Mônica é forçada a ir ao casamento da irmã, e a ficar hospedada na fazenda por alguns dias.


O casamento de Aimée e Andrés - Novela "Coração Selvagem".
O casamento de Aimée e Andrés - Novela "Coração Selvagem".

Mônica e Juán Se Apaixonam - Novela "Coração Selvagem".


Juán, que estava mais vivo do que nunca, volta de sua viagem.


Ele vai ver Noé, e conta pra ele que está ajeitando sua vida, se tornando um homem honesto e rico, para poder se casar com uma condessa. Ele revela se tratar de Aimée, e Noé se assusta, pois sabe que ela e Andrés haviam acabado de se casar.


Ele conta a verdade para Juán, que sai como louco para a fazenda dos Alcázar.

Chegando lá, ele se encontra com Mônica, que implora que ele mantenha a calma.


Ele diz que irá levar Aimée com ele, que ela havia prometido esperá-lo para se casar, e teria que cumprir essa promessa.


Mônica diz que eles saíram de lua de mel, mas logo Andrés chega e, sem saber de nada, dá as boas-vindas à Juán. Juán diz que tinha resolvido aceitar a ajuda oferecida a ele, e Andrés o nomeia capataz da fazenda, para o desespero de Mônica.


Mônica e Juán se encontram na fazenda Alcázar - Novela "Coração Selvagem".
Mônica e Juán se encontram na fazenda Alcázar - Novela "Coração Selvagem".

Além do bom nome da família, Mônica se preocupava em preservar a honra e o coração de Andrés, quem ela ainda pensava amar. Andrés apresenta Juán para a esposa, e ela desmaia com o susto.


A essa altura, Catalina já sabia do romance que havia existido entre a filha e Juán.


Existe um detalhe que eu havia esquecido de mencionar até agora: Juán era a cópia idêntica do seu pai; e quem tivesse conhecido Francisco e visse Juán, descobriria na hora que ele só poderia ser filho do senhor.


Faziam muito isso nas novelas antigas, já perceberam?

O protagonista interpretava seu pai ou sua mãe no começo da história, e depois tinha essa coisa de serem idênticos... absurdos de novela, né?


Mas enfim, Catalina percebe a verdade quando vê Juán.

E Sofia não quer que Juán fique na fazenda, pois todos os empregados que conheceram seu marido poderiam reconhecê-lo.


Uma coisa que eu não entendi é que Andrés não fez essa associação. Ele não era tão pequeno quando o pai morreu, para que não lembrasse de seu rosto.


Além disso, era comum na época que as pessoas de classe alta tivessem seus retratos pintados pendurados nas paredes, por isso Francisco deveria ter pelo menos um retrato seu na casa.


Com medo da verdade ser revelada, Sofia manda que Batista, o capataz atual da fazenda, demita todos os empregados antigos.


Só que Sofia escondia uma carta que o marido tinha deixado, onde reconhecia Juán como seu filho.

E essa carta logo seria uma parte super importante no desenrolar da história!


Enquanto Juán estava na fazenda na posição de capataz, ele e Mônica começam a se conhecer mais profundamente, e a perceber coisas que gostavam um no outro. Ela já não tinha aquela primeira impressão dele, pois enquanto ainda estava no convento, ela e Noé tiveram uma conversa, onde ele falou muito bem de Juán.


Outra pessoa da vida de Juán que Mônica havia conhecido no convento era Açucena, uma jovem que Juán havia tirado da prostituição, e que era apaixonada por ele. Açucena disse pra Mônica que era a mulher de Juán, o que deixa Mônica horrorizada por Açucena ser muito jovem. Daí vem a conversa com Noé, onde ele explica tudo à Mônica.


Sim, Juán tinha chegado a ter algo com Açucena no passado, quando a tirou da prostituição. É preciso entender a época na qual a novela se passa, onde muitas coisas não eram problemáticas. Mas logo ele passou a ser apenas um protetor da jovem, e jamais tinha voltado a ter nada com ela.


Açucena - Telenovela "Coração Selvagem".
Açucena era apaixonada por Juán na novela "Coração Selvagem".

Voltando ao presente, Juán começava a perceber que Mônica era muito diferente da irmã, e se sentia cada vez mais atraído por sua beleza, sua delicadeza, e principalmente sua bondade.


Mônica, por sua vez, estremecia com cada olhar e elogio que recebia de Juán.

Mas eles ainda não assumiam nenhum tipo de sentimento; por enquanto era só uma atração mútua e velada.


Cena linda de Juán e Mônica na novela "Coração Selvagem".

Um dia, Açucena chega à fazenda muito doente e debilitada. Ela tinha escapado do convento, e sido capturada e obrigada a trabalhar em um bordel. Lá, ela tinha conhecido Meche, a neta de dois trabalhadores da fazenda, que também havia sido vendida ao bordel.


Batista, o antigo capataz da fazenda, tinha um trato com o dono do bordel: ele pegava as filhas já crescidas dos trabalhadores para vendê-las ao bordel.


As duas conseguiram fugir juntas, e quando chegam à fazenda, Açucena desmaia. Mônica se dedica a cuidar dela, o que encanta Juán ainda mais.


Quando Açucena vê Aimée, a reconhece como amante de Juán, e conta a verdade para Sofia, que fica furiosa com as três, por terem enganado a ela e ao filho. Juán usa essa verdade para chantagear Sofia: ou ela reconhecia perante todos quem ele era, ou ele levaria Aimée, e a família ficaria na desonra.


Encurralada, Sofia aceita reconhecer Juán como filho do marido, confessando a verdade para Andrés.


Ao mesmo tempo que isso acontecia, Alberto, amigo de Andrés, levanta a suspeita de que Mônica e Juán poderiam ter um romance às escondidas, pois os via conversando demais.


Andrés acaba pensando que eles tinham um caso, e pressiona para que Mônica se case com Alberto, antes que algo mais grave aconteça. Catalina aceita a proposta, mas Mônica se nega completamente, e diz que prefere ficar solteira.


Quando a verdade sobre a origem de Juán é revelada, Mônica diz à mãe que prefere se casar com ele.

Por dois motivos: Primeiro para afastá-lo de vez de Aimée, e depois porque agora ele já não seria Juán del Diablo, e sim Juán Alcázar, o irmão de Andrés.


E claro que tinha um terceiro motivo escondido, que ela não disse à mãe, e talvez nem a ela mesma ainda: ela já gostava de Juán.


O triângulo amoroso entre Mônica, Juán e Andrés na novela "Coração Selvagem".
O triângulo amoroso entre Mônica, Juán e Andrés na novela "Coração Selvagem".

Catalina conversa com Noé, e pede que ele faça a proposta à Juán. Para a surpresa de todos, Juán aceita.

Ele diz que já que tinha perdido uma condessa, iria seguir o jogo e se casar com a outra.


Mas lá no fundo, ele também já estava interessado em Mônica...


Como Sofia também tinha urgência em afastar Juán da fazenda e de Aimée, ela concorda com a ideia do casamento de Mônica e Juán, e ela e Noé conversam com Andrés, que não tem outra saída que aceitar toda a situação.


Aqui vemos que Andrés, apesar de gostar de Juán como um amigo de classe inferior, não gostou muito de saber que ele estava à sua altura; e que ainda por cima era seu irmão mais velho.


Aimée fica desesperada com a situação, e tenta fazer de tudo pra atrapalhar!


Mas o noivado dos dois fica combinado, e Juán diz que não aceitará nenhum dote, pois Mônica já é um tesouro muito precioso. Ele nem deixa Catalina falar que sequer tinha um dote pra oferecer.


Açucena e Meche contam pra Mônica o que Batista fazia com as filhas dos trabalhadores, e se espantam ao perceber que Mônica sequer sabia o que era um bordel. Ela realmente havia sido criada em uma redoma de vidro!!


Ao entender a situação, Mônica sai correndo pra pedir a ajuda de Juán. Ele diz que ajudaria a neta dos trabalhadores, mas que nunca conseguiria consertar todas as injustiças do mundo, e que ela também era parte daquela classe opressora responsável pela desigualdade.


Mônica chora, e Juán pede desculpas por ter sido brusco com ela, e que ela não tinha culpa. O primeiro beijo dos dois acontece.


O primeiro beijo de Juán e Mônica - Novela "Coração Selvagem".

Noé, sem saber dos sentimentos que afloravam ocultos entre os dois, até diz a Juán para desistir da ideia do casamento enquanto é tempo, pois a união dos dois tinha péssimos motivos, e eles não seriam felizes.


Mas Juán diz que jamais faria isso com ela, afinal o irmão já a havia rejeitado. E que só romperia se essa fosse sua decisão.


Eu acho que toda mulher que viu essa novela se apaixonou um pouquinho pelo Juán junto com a Mônica, né? Ele era encantador! 


Mas até aqui ele ainda achava que ela estava fazendo tudo por Andrés... mas acaba confessando a Noé que talvez ele queira se casar com ela sinceramente.


Juán passa a visitar Mônica como seu prometido, e tenta conversar com ela para que os dois criem mais intimidade. É difícil quebrar a barreira e o engessamento de Mônica, que no começo não consegue se abrir muito com o noivo.


Mas pouco a pouco Juán vai quebrando esse gelo, até que Mônica percebe que já o ama.


Enquanto isso, Aimée vai passar uma temporada na casa da mãe, e diz que está grávida. Mas pra Mônica ela diz que o filho é de Juán, o que faz com que Mônica queira romper o compromisso.


Catalina, por outro lado, diz pra Mônica que ela pode romper o noivado, pois com a irmã grávida do marido, o risco dos dois voltarem a ter algo era nulo.


Ai dona Catalina, a senhora era bem ingênua mesmo, né?


Mas Juán não permitiu que isso acontecesse, e confronta Aimée, que na frente dele diz que nunca tinha dito nada daquilo de estar grávida dele. Juán pede a Mônica que não desista mais do casamento, e os dois saem da situação ainda mais próximos.


Aimée acaba dizendo depois que tudo se tratou de um alarme falso, mas não deixa de tentar atrapalhar a felicidade da irmã!


Em uma situação que eu acho muito engraçada, a Mônica tenta descobrir o que é a coisa secreta que acontece entre o casal quando eles estão sozinhos.


Pois é gente, ela não sabia nada!! Primeiro ela pergunta pra mãe, mas como a educação daquela época era realmente muito restrita em relação a esses assuntos, Catalina diz que é melhor que ela converse com o marido, mas só depois do casamento.


Acho que ela teve medo do Juán querer mostrar na prática, e vocês?


Bom, mas depois ela pede à Aimée que explique tudo pra Mônica, e pra assustar a irmã, ela descreve a relação carnal entre marido e mulher como algo terrível e doloroso. Mônica fica com medo no começo, mas antes do casamento o medo dela já tinha passado.


Ela diz à irmã que se fosse tão terrível, ela não correria tanto atrás de Juán.

É, ela já não era aquela moça bobinha do começo da novela...


O Casamento de Mônica e Juán - Novela "Coração Selvagem".


O casamento de Mônica e Juán na novela "Coração Selvagem".
O casamento de Mônica e Juán na novela "Coração Selvagem".

O casamento de Mônica e Juán finalmente acontece, e Mônica descobre o amor nos braços do marido.

A intimidade deles começa a ser construída, mas ainda tinham muitas barreiras a serem quebradas entre os dois.


Juán tinha uma postura e visão de mundo mais livres, enquanto Mônica ainda mantinha seus traços de mulher moldada pela sociedade da época. O marido a incentivava que falasse, que brigasse quando não concordasse com algo. Ele não queria uma escrava, e sim uma companheira.


Mônica também contou sua história com Andrés e Aimée, e os verdadeiros motivos de ter entrado no convento. Ele também conta como aconteceu sua história com Aimée. Pouco a pouco, eles iam se abrindo, enquanto se apaixonavam cada vez mais.


Só que tinha uma erva daninha plantada dentro da casa deles: Açucena, que seguia apaixonada por Juán e enfrentava Mônica sempre que tinha chance. Mônica manifestou seu desgosto para Juán de ter debaixo do seu teto uma mulher que já tinha sido algo dele.


Mas ele explica a ela que se sentia responsável em dar um rumo à vida de Açucena, e Mônica acaba aceitando a presença dela em casa.


Vocês teriam aceitado? Eu, jamais!!


Mas Mônica tinha um coração muito generoso, e Juán tinha medo de que Açucena, sem ter outra saída, voltasse à prostituição.


Outro que chega para formar parte da casa no núcleo dos empregados é Joaquim, mas ele na verdade é um espião infiltrado pelo capitão da polícia com a cumplicidade de Alberto. Existe uma aliança entre a polícia, Alberto, Batista e o dono do bordel para prejudicar Juán.


Mas Joaquim é coagido a fazer isso, pois tem um irmão na cadeia e vira espião na casa para protegê-lo.


Ainda inconformada em ter perdido o homem para a irmã, Aimée também tenta atrapalhar o casamento. Ela coloca uma foto de Andrés que Mônica tinha guardada entre suas coisas dentro de uma mala, e entrega na casa. Quando Açucena vai desocupar a mala, encontra a foto.


Ainda por cima, tinha uma dedicatória romântica escrita atrás — que na verdade, tinha sido escrita por Sofia. Ela tinha mandado pra Mônica na época que ela estava supostamente comprometida com o Andrés. Que absurdo, né?


Mas enfim, Açucena acabaria mostrando a foto pro Juán, e isso causaria uma briga enorme entre os dois. Juán ainda era muito inseguro em relação aos verdadeiros sentimentos de Mônica, e muitas vezes pensava que ela ainda amava o irmão.


Antes disso acontecer, Aimée consegue convencer Andrés de que eles se mudem pra cidade, para o desespero de todos os que sabiam do que havia acontecido entre ela e Juán. Todos se preocupavam que eles pudessem retomar o romance.


Sofia chega a ir para a cidade confrontar a prima Catalina sobre as atitudes de Aimée em tentar se reaproximar, e nesse momento Alberto escuta a conversa escondido e fica sabendo que Juán e Aimée tiveram um caso.


Mas Juán já não tem nenhum interesse por Aimée, e sempre que a vê a trata com indiferença. A única coisa que ele teme é que Mônica sofra com toda a situação. E enquanto Mônica teme a proximidade de Aimée, Juán teme a proximidade de Andrés.


Mônica chama a atenção de Açucena, que sempre a desrespeitava em sua própria casa. Ela diz que irá contar a Juán sobre o comportamento dela, o que enfurece Açucena, e é aí que ela mostra a foto de Andrés que Aimée havia plantado entre as coisas de Mônica.


Atrás da foto, a dedicatória dizia: "Você é e seguirá sendo o meu único amor."


Lembram de Meche, a filha dos trabalhadores que estava com Açucena no bordel?


Ela foi trabalhar na casa como empregada, e era fiel à Mônica. Ao longo da história, ela sempre está ao lado dela; muito mais do que uma empregada, ela era uma amiga de Mônica, e apesar de também ser amiga de Açucena, não aprova as coisas que ela faz.


Meche alerta Mônica sobre a história da foto, mas ela não consegue impedir que Açucena faça sua intriga. Juán fica furioso, e no começo não acredita em Mônica. Aimée vai visitá-los, e Juán flerta com ela para se vingar.


Juán e Mônica têm sua primeira briga no casamento - Novela "Coração Selvagem".

Depois da briga forte, ele vai para a pousada dos amigos, e sobe para um quarto com uma das cantineiras.


Só que ele não consegue fazer nada com essa mulher, porque jamais conseguiria estar com outra novamente que não fosse a esposa, a quem ele já amava com todo o seu ser.


Mas Mônica chega à pousada buscando o marido justo quando ele está no quarto com a cantineira oferecida, e para que ela não encontrasse o marido em uma situação complicada, os amigos de Juán a informam de que ele não estava sozinho.


Mônica se decepciona, e desabafa com a mãe. Dona Catalina dá a resposta que toda mãe daria: "Os maridos são assim mesmo. Nós não devemos reclamar."


Mas Mônica já tinha aprendido com o próprio marido que não deveria ser tão submissa, e diz à mãe que o fato dele ser homem não dá a ele o direito de trair.


Depois, Noé vai ao bordel puxar a orelha do filho postiço, e explica toda a verdade a ele: que tudo tinha sido um plano de Aimée, e que aquela foto era muito antiga. 


Juán finalmente enxerga a verdade, e volta pra casa com o rabo entre as pernas pedindo perdão. Ele esclarece que não aconteceu nada com a mulher da cantina, e que agia assim porque morria de ciúmes e medo de que ela não o amasse de verdade.


Os planos de Aimée de se mudar para a cidade são frustrados, e ela volta para a fazenda do marido. Mas só por enquanto, pois uma reviravolta estava próxima de acontecer...


As Intrigas Contra Juán del Diablo Na Novela "Coração Selvagem".


Juán del Diablo - Telenovela "Coração Selvagem".
Juán del Diablo - Telenovela "Coração Selvagem".

Juán precisa fazer uma viagem de negócios no dia seguinte, e promete que da próxima vez levará a esposa em uma viagem romântica, só para os dois.


Mas enquanto isso, outra trama de Açucena ameaça a felicidade do casal!

Açucena acabou engravidando do dono do bordel, que a forçou a estar com ele na época em que ela foi sequestrada.


Ninguém sabe da gravidez ainda, e ela tenta fazer Mônica acreditar que o filho é de Juán.

Pois é, o que não falta na história de amor desse casal são pessoas pra atrapalhar!


Juán percebe que Mônica está distante, e tenta entender o que está acontecendo. Mas ela nega que haja algo errado, e diz estar apenas com dor de cabeça.


Juán sai de viagem, sem que o mal entendido fosse esclarecido.


Ainda por cima, os inimigos de Juán escrevem uma carta anônima para Andrés, revelando toda a verdade sobre o romance que existiu entre a esposa e o meio irmão.


Andrés quase desvive a esposa, e sai louco rumo à cidade atrás de Juán. Ao chegar na casa, Mônica o informa de que o marido está viajando, e que vai demorar alguns dias pra voltar.


Desesperada, ela tenta explicar como as coisas aconteceram, mas Andrés está enlouquecido pela raiva, e vai embora prometendo matar Juán.


Andrés fica sabendo que Mônica supostamente tinha se sacrificado por ele ao se casar com Juán, e a partir daqui ele fica insuportável, achando que Mônica ainda o ama.


Ele quer consertar o seu erro do passado, se divorciando de Aimée e tirando o sobrenome de Juán, para que seu casamento com Mônica deixe de ser válido, e assim ele possa se casar com ela.


Mônica e Andrés - Telenovela "Coração Selvagem".
Mônica e Andrés - Telenovela "Coração Selvagem".

Enquanto isso, Meche revela à Mônica quem era o verdadeiro pai do filho de Açucena.

Mas esse era o menor dos problemas, porque coisas muito piores estavam prestes a acontecer...


Quando Juán volta de sua viagem, ele é ferido e preso pela polícia.

Os inimigos tinham armado tudo para incriminá-lo: colocaram material contrabandeado em um depósito que pertencia à Juán, e ainda por cima colocaram um morto para também poder acusá-lo de assassinato. 


O morto se tratava do irmão de Joaquim, que estava preso. Agora eles não precisavam mais da ajuda de Joaquim, e aproveitaram pra usar o irmão dele no plano.


Ainda por cima, agora Sofia também estava por trás dos planos contra Juán, tudo pra proteger o filho, que queria se enfrentar com Juán em um duelo.


Alguém duvida que Juán levaria a melhor em um duelo contra Andrés?

Pois é, nem Sofia duvidou...


Alberto se aproximava cada vez mais de Sofia, e a ajudava em tudo. Ele pretendia se casar com ela, pelo status social e dinheiro. Ele era um aproveitador.


Sofia e Alberto - Telenovela "Coração Selvagem".
Sofia e Alberto - Telenovela "Coração Selvagem".

Enquanto Andrés pediu ao capitão da polícia que não permitisse que Mônica visitasse Juán, Aimée consegue vê-lo na cadeia. Claro que Juán não tinha a menor vontade de vê-la; ele ansiava pela visita da esposa.


Mônica pede a ajuda das freiras do convento para conseguir entrar na cadeia disfarçada, e finalmente eles conseguem se ver. Ela promete que acredita em sua inocência, e que mesmo que ele seja condenado, jamais deixará de amá-lo.



Juán já sabe que Andrés planeja tirar o seu sobrenome, para poder anular o casamento dos dois.


Ela jura que jamais aceitará se casar com Andrés, e que Juán é sua vida inteira.

Eles combinam que se ele for condenado, irão fugir juntos.


Mas Aimée tinha outros planos de fuga para Juán, onde seria ela a mulher a fugir com ele pra muito longe.


A descarada faz a proposta para Andrés: ela e Juán passariam por mortos perante todos em uma suposta tentativa de fuga falida, e assim Mônica, supostamente viúva, aceitaria se casar com Andrés.


Andrés não aceita o plano da esposa, pois considerava que aquilo seria um prêmio para os dois que o enganaram. Ele vai embora jurando que o irmão só sairá da cadeia dentro de um caixão.


Então, Aimée apela para Alberto e Sofia, que não tinham escrúpulos e fariam de tudo para evitar o confronto entre os irmãos. Além disso, com esse plano eles também se livrariam de Aimée. Todos os abutres da novela sairiam ganhando.


Juán, por seu lado, planeja uma fuga de dentro da prisão, sem considerar levar Aimée com ele, obviamente. Ele queria fugir com Mônica.


Mas com a ajuda de Noé, ele engana Aimée, fingindo que aceita o plano de fugir com ela, só para levar Mônica depois.


Tudo fica combinado entre as partes, só que o capitão da polícia manipula Aimée para tirar proveito e poder cobrar outros favores dela, se é que vocês me entendem.


Ela está na delegacia justamente na noite da fuga de Juán, com a intenção de fugir com ele.

Mas ela não sabia que o capitão queria outro tipo de pagamento, e grita por ajuda.


Nesse momento, Juán estava fugindo com a ajuda de seus amigos, mas se detém para salvar Aimée de um abuso. Ele leva um disparo do capitão corrupto, que morre nas mãos do "Tuerto", amigo fiel de Juán que chega para salvá-lo.


Os amigos de Juán o levam da prisão, e Aimée vai junto.

Eles são levados para a casa das condessas de Altamira e posteriormente para o casebre de uma curandeira local, e ficam escondidos.


Juán está gravemente ferido e inconsciente, sem poder fazer nada diante daquela situação.


Alberto e Aimée convencem Noé de que o melhor é dizer a todos que eles estão mortos, seguindo o plano que eles queriam desde o começo. Assim, a polícia não o perseguiria, e Juán poderia se recuperar de seu ferimento escondido.


Depois, quando ele se recuperasse, poderia tomar a decisão que quisesse.

Caso contrário, Alberto acabaria delatando o paradeiro de Juán.


O advogado aceita contra a vontade, e pensando no bem-estar de Juán precisa mentir para todos, incluindo Mônica.


Ele diz que Juán e Aimée escaparam juntos e morreram em um acidente.

Mônica fica destruída.


Na parte 2 desse resumo comentado, iremos continuar falando da novela mexicana "Coração Selvagem"!


Comentários


Em destaque

bottom of page