top of page

Novela Mexicana "A Outra" (La Otra) - Resumo Comentado | Parte 2

  • Foto do escritor: Fernanda Ramos
    Fernanda Ramos
  • 13 de out.
  • 25 min de leitura
Novela mexicana "A Outra" (La Otra).
Novela mexicana "A Outra" (La Otra).

Novela Mexicana "A Outra" - Carlota Assume o Lugar de Cordélia


Na primeira parte desse resumo comentado da novela mexicana "A Outra", vimos que Carlota acabou sucumbindo à sua realidade trágica, e foi internada em uma clínica psiquiátrica.


Por mais que Bernarda desejasse que Carlota figurasse como uma louca incapaz perante todos, o médico lhe dá alta, e Miréia a acompanha em um cruzeiro para espairecer.


Tudo patrocinado por Joaquim, que fazia tudo para que Carlota melhorasse de sua crise.


Só que, em mais uma coincidência típica de novela, nesse mesmo cruzeiro embarcariam Álvaro, Cordélia e Natália, em mais uma tentativa de ser uma família feliz.


Mas Cordélia desiste no último momento, discute com Álvaro e diz pra ele ir sozinho com a filha, e ele assim o faz. Ele deixa a passagem com ela, pra que ela decida embarcar ou não.


Ela rasga a passagem, feliz por poder se livrar da família por uma semana inteira...


Ai gente, o que será que vai acontecer né?

Álvaro, Natália e Carlota juntos em um navio por uma semana inteira...


Será que veremos Carlota bancar Paulina Martins, fazendo-se passar por sua sósia malvada?

Acho que a resposta é meio óbvia...


Bom, tudo acontece em um baile de máscaras na primeira noite no navio.


Carlota encontra Álvaro e Natália no navio - Novela mexicana "A Outra".
Carlota encontra Álvaro e Natália no navio - Novela mexicana "A Outra".

Lembram que eu cheguei a mencionar que a fascinação de Carlota em pintar máscaras para fugir de sua realidade faria um paralelo com uma situação que ela viveria?


Pois é, nesse baile ela se encontra com Álvaro e Natália, e passa a usar a máscara de Cordélia, fazendo-se passar por ela durante toda a viagem.


Ela finalmente poderia ser outra pessoa, e viver a realidade que sempre sonhou: casada com o amor de sua vida, e com a filha que teria nascido dos dois se ela não tivesse perdido o bebê.


Quando Álvaro a chama de Cordélia, ela entende que a outra tinha mentido pra ela, e que era na verdade esposa de Álvaro.


Esposa que, tendo se livrado da viagem, ia rumo à capital para tentar novamente acabar com Adrián, pegar o dinheiro do seguro e ir embora pra nunca mais voltar!


Miréia havia desembarcado às escondidas, deixando Carlota pra fazer a viagem sozinha. A intenção dela era dar asas à amiga, para que ela aprendesse a viver novas experiências e ser mais independente.



Carlota se afeiçoa muito à Natália, e percebe que elas eram muito parecidas em suas inseguranças com suas mães narcisistas, que estavam sempre dizendo que elas eram tontas e faziam tudo errado.


É interessante como Carlota, vendo a si mesma em Natália, diz pra menina tudo o que deveria dizer a si mesma: que ela valia muito e que não era nenhuma tonta com duas mãos esquerdas.


Álvaro nota a mudança no comportamento da suposta esposa, e pouco a pouco eles vão se aproximando. A partir daqui, os sentimentos de Álvaro ficam confusos, pois ele sabia que não amava Cordélia, mas começava a sentir coisas pela mulher do navio.


Os dois se rendem à paixão, e vivem um romance na viagem.

Álvaro pensava que vivia uma nova oportunidade com Cordélia, e Carlota sabia que vivia um sonho com data para terminar.


Ela tenta dizer a ele que era Carlota, mas como Cordélia costumava jogar a cartada de se parecer com Carlota pra manipulá-lo, ele ficou bravo e não deixou ela continuar falando.


Ah gente, era só ela ter insistido mais um pouco, ou ter falado de outra maneira, né?


Mas ela não sabia que a fúria dele era pela dor de acreditar que ela estava morta, e que era por isso que ele não permitia que seu nome fosse mencionado.


Ela pensou que ele detestava tanto a recordação dela ao ponto de não querer nem ouvir o seu nome, e isso só fez aumentar aquele rancor do abandono que ela guardou no coração.


Esse casal é cheio de desencontros e mal entendidos, né??


Carlota e Álvaro se reencontram no navio e vivem um romance - Novela "A Outra".
Carlota e Álvaro se reencontram no navio e vivem um romance - Novela "A Outra".

Enquanto isso na capital, o capacho de Adrián trai Cordélia e revela os planos dela para o chefe.

Eles combinam de seguir o jogo, fingindo que o assistente iria aceitar o plano dela enquanto informava tudo para Adrián.


Bernarda se humilha e se rasteja para Román, sem saber ainda quem ele era na realidade.

Acreditam que a mulher se apaixonou pelo cara??


Ele limpa o piso com a cara dela, dizendo até que se quisesse uma amante iria procurar uma mais nova...

E que se ela queria um homem na cama ela, era melhor também ir procurar um da mesma idade que a dela.

Essa doeu até em mim.


Adrián vai para a fazenda, e o assistente capacho conta isso pra Cordélia. Ela não gosta nadinha, pois lá seria muito mais difícil executar o seu plano.


Lembram que a Cordélia, assim como a Paola de "A Usurpadora", registrava todas as suas maldades em diários?


Adrián acaba encontrando-os, e assim descobre que Cordélia era a responsável pela morte de sua mãe, e o que era pior: que ela tinha passado mal porque Cordélia tinha dito coisas ruins sobre ele.


O homem ficou furioso, claro... e sabendo que a amante queria matá-lo, a descoberta sobre a mãe só aumentou sua raiva.


O cruzeiro chega a seu fim, e com ele o sonho da vida de faz de contas de Carlota também terminava.


Quando Natália e Álvaro desembarcam, eles encontram Cordélia, que estava no lobby do hotel. Eles acreditaram que ela apenas tinha desembarcado antes deles, e Cordélia vê Carlota de longe, entendendo tudo o que aconteceu no cruzeiro.


Carlota volta a ser ela mesma, mas não por muito tempo...

Ela conta tudo o que aconteceu para Miréia, e diz que Álvaro a odeia, mas que ela não entende o porquê.


Todos ainda estão no hotel, e Carlota vê Cordélia maltratando Natália.

Ela a confronta, e Cordélia confirma o que Carlota já pensava: que o marido odiava sua lembrança.


Carlota diz que irá falar com Álvaro para que ele defenda Natália, e nesse momento Cordélia coloca novamente sua máscara de boa moça.


Ela mente dizendo que Álvaro é cruel e agressivo, e que ela tratava a filha com dureza para que ela se fortalecesse.


Carlota, como a boa ingênua que é, acredita na história direitinho...


Em outro momento, ela chega a se encontrar novamente com Natália no hotel, e a menina mostra uma medalha que tinha ganhado do tio Adrián, e que era igual a que Fabiana tinha.


Nesse momento, Carlota se dá conta de que Adrián era o filho que Fabiana tinha abandonado, e ainda por cima que era também o irmão de Álvaro.



Cordélia conta a ele que Carlota a substituiu no cruzeiro, e ele saber disso seria fundamental para os próximos acontecimentos da história!


Novela "A Outra" - O Final de Cordélia e o Recomeço de Carlota


Na fazenda, Cordélia faria a tentativa final de acabar com a vida do amante, colocando uma cobra venenosa na banheira de hidromassagem que ele usaria.


Só que ela não contava com ser puxada pra dentro da banheira, e quem acaba picada pela serpente é ela!


Adrián só se dá conta quando vê o animal, e deixa que Cordélia encontre seu final sem socorro pra se vingar, por ela ter deixado a mãe dele falecer pedindo ajuda.



Só que agora vingado, Adrián tinha um problemão nas mãos: ele precisava encobrir a morte de Cordélia; e a única forma seria que Carlota colocasse mais uma vez sua máscara de Cordélia, mas dessa vez para sempre.


Só que isso não seria nada fácil, afinal como convencer uma pessoa a abandonar sua vida inteira para assumir o papel de outra, e ainda por cima em cumplicidade com o homem que a abandonou no altar?


Bom, por hora Adrián se desfaz do corpo de Cordélia jogando-a de um barranco, e forja uma viagem relâmpago dela para ganhar tempo.


Mas para a sorte de Adrián, uma sucessão de acontecimentos daria uma reviravolta na vida de Carlota, que terminaria encaixando tudo para que ela vivesse a vida da sósia.


Tudo começa quando Carlota fica viúva no dia do casamento com Joaquim. O bichinho morreu de tanta felicidade, tadinho...


Agora viúva e com dois casamentos falidos nas costas, ela diz à mãe que essa foi a gota final para que ela jamais volte a se casar, nem tentar buscar o amor. Ela estava decidida a viver com a mãe para sempre, o que era muito positivo para as ambições de Bernarda.


Ela cutuca a ferida da filha, dizendo que estava claro que o destino dela não era se casar, e sim permanecer cuidando da mãe para sempre; que essa era sua obrigação moral.


Carlota lamenta seu destino triste em uma conversa com Tomáza. Ela diz que se pelo menos tivesse o consolo de que seu bebê e o filho da Eugênia tivessem sobrevivido, ela poderia ser feliz dedicando sua vida a cuidar dos dois.


Tomáza ouvia tudo sabendo que o sobrinho de Carlota estava vivo, mas como sempre não disse nada em prol da felicidade da coitada.


Mas Carlota desiste de aceitar viver acorrentada à mãe para sempre, e tenta ir embora de casa.


Bernarda tenta arrancar as malas dela e rola escada abaixo. Claro que agora Carlota se sentiria culpada pelo acidente da mãe, e ficaria na casa cuidando dela.


Bernarda está de cama e manipula a filha emocionalmente, para que ela não vá embora e se sinta ainda mais culpada por ela não poder caminhar. Mas na verdade ela estava fingindo que não podia andar, e Carlota dá um belo flagrante nela.



Revoltada, ela vai embora de casa de vez, para nunca mais voltar.


Lembram que ela fez amizade com o pai verdadeiro de Adrián, e que ele deixou o seu contato caso ela precisasse de um amigo um dia?


Ela vai atrás dele na capital, e fica hospedada na vila onde ele mora, no quarto de uma amiga chamada Celina. Eles conseguem trabalho para Carlota no bar onde eles trabalham, como garçonete.


Um parênteses: a coitada é obrigada a usar esse look ridículo de palhaço.

Essa novela gosta mesmo de máscaras, viu?


Carlota trabalha como garçonete - Novela "A Outra".
A vida faz Carlota de palhaça mais uma vez...

Mas enfim...

Enquanto isso, na fazenda, Natália sofre com a ausência da mãe, e Álvaro a busca desesperadamente.


A menina chega a cair de um cavalo, e fica de cama sem poder andar.


Claro que, ao contrário de Bernarda, ela realmente não conseguia caminhar; porém, seu problema era um bloqueio mental pela ausência da mãe.


E Adrián usaria essa carta para convencer Carlota quando o momento chegasse.


Delfino vai para a cidade de Bernarda buscar Tomáza para falar sobre o afilhado Livrado, sem sequer saber que ele era na verdade seu neto.


Ao chegar na casa, Bernarda escuta a conversa dos dois de que o filho de Eugênia estava vivo; mas a empregada diz que Delfino se confundiu, e que o menino na verdade era filho de uma sobrinha dela.


Depois, com os dois já sozinhos, Tomáza conta a verdade para Delfino sobre a última vontade de Eugênia, para manter o filho longe da avó cruel. Mas ele não reconheceu Bernarda no primeiro momento, só ficou com a sensação de conhecê-la de algum lugar.


Momentos depois, ele volta à casa após lembrar que ela era a mulher do passado com a qual ele vivera um romance fugaz.


Mas claro que ela não revela que teve uma filha dele, e que essa filha tinha sido Eugênia.

Eles têm uma breve discussão e ela o expulsa de casa.


Outra que vai embora é Tomáza, que sem Carlota já não via sentido algum em continuar trabalhando ali. Ela então volta para sua cidade, que como já havia comentado, era a mesma cidade da família de Álvaro e Cordélia.


Novela "A Outra" - Carlota Volta a Ser Cordélia


Carlota encontra Adrián no bar do hotel, servindo as mesas com seu ridículo uniforme de palhaça.

Mas como esse uniforme mais parecia um disfarce, ele não a reconheceu imediatamente...


Mas ela se revela pra ele, com a única intenção de saber sobre Natália.

Nesse momento ele entende que ela já sabe até que ele é irmão de Álvaro e tio da menina.


Ele joga o mesmo jogo de Cordélia, basicamente transformando Álvaro no vilão responsável por todas as coisas ruins do mundo. Diz até que se ele não chegou no dia do casamento, foi porque o irmão descobriu tudo e o impediu.


A cara nem treme, né??


Ele também disse que Cordélia havia fugido do marido, e que Natália estava muito triste pela falta da mãe.


No dia seguinte, ele a procura em casa com uma carta supostamente de Cordélia, que pedia que Carlota assumisse seu lugar novamente.


Nesse primeiro momento ela não aceita, mas Adrián joga pesado apelando pelo bem-estar de Natália, e depois que a menina sofre o acidente de cavalo que a deixa sem andar, isso seria a cartada perfeita para que Adrián conseguisse finalmente convencê-la.


Antes disso, Daniel, o amigo de Álvaro, também fica sabendo de toda a situação, e é outro que apela para que Carlota assuma o lugar de Cordélia. Mas claro que ele pensava apenas no bem-estar dela, ao contrário de Adrián, que queria encobrir o seu crime.


Mas ele tampouco consegue convencê-la nesse momento.


Só que um golpe do destino iria terminar de empurrar Carlota para recomeçar uma nova vida do zero: um ônibus no qual ela deveria viajar sofre um acidente fatal sem sobreviventes.


Ela estava na lista de passageiros, mas não conseguiu embarcar porque um dos gatos da amiga Celina fugiu, e ela perdeu o ônibus procurando o bichinho.


A lista das vítimas saiu no jornal, e Carlota foi dada como morta oficialmente.

Sim, todas as pessoas de sua vida antiga pensavam que ela havia falecido, e agora ela poderia matar a pessoa que sempre foi e renascer em outra.


Carlota consegue subir de cargo no bar por uma noite, e ao invés de palhacinha garçonete, assume o lugar de pianista.


Ela toca a melodia da caixinha de música que Álvaro deu de presente, e que simboliza o amor dos dois.


Nesse momento, Álvaro chega e a vê tocar. Ele tinha ido procurar Cordélia, pra pedir que ela voltasse pra casa pela filha.


Ele tenta levá-la à força, mas a segurança do bar impede.


Mas quando fica sabendo do acidente, Carlota finalmente decide que irá colocar a máscara de Cordélia — pra ajudar a menina, mas também pra se vingar de Álvaro.


Coitado do Álvaro, gente... com tanto galã lixo de novela que merecia vingança, um dos poucos bons agora merece sofrer...


Mas tudo bem, dou um desconto porque ela pensava que ele era o pior homem do universo...


Enquanto isso, Delfino descobre toda a verdade sobre ser o pai de Eugênia e avô de Livrado.


Fabiana, que adorava ferrar a prima sempre que tinha chance, ainda conta pra ele tudo o que a coitada da Eugênia sofreu por culpa da Bernarda, e que ela tinha terminado de morrer de tristeza por culpa da própria mãe, que inventou a mentira de Román ser seu irmão.



A amiga Celina acompanha Carlota em sua nova vida na fazenda.

Adrián entregou os diários de Cordélia, para que ela pudesse imitar o seu jeito de ser.


Mais um detalhe que lembra "A Usurpadora"; só que Carlota realmente imita a sósia, tanto na personalidade quanto no visual, ao contrário da Paulina, que leu o diário da Paola e fez tudo ao contrário!


Paulina chocada com as maldades que lê no diário de Paola...

A única diferença é que Cordélia se torna uma mãe atenciosa e carinhosa perante todos.

E claro, o coraçãozinho de Álvaro começa a se apaixonar por ela assim como no barco.


Ah, e tem também esse cachorrinho fofinho da família, que como bom leitor de caráter, gosta de Carlota imediatamente.


Carlota se passa por Cordélia - Novela "A Outra".
O cachorro da família de Álvaro quase denuncia a identidade de Carlota...

Ele detestava Cordélia, por isso todos estranham o comportamento do animal, e também da suposta Cordélia, já que a original não gostava do bichinho.


Mas bom, claro que isso não era suficiente pra ninguém desconfiar que aquela era outra mulher.


Com a presença da nova mãe, Natália volta a andar e retoma sua vida normal, desejando que os pais se deem bem.


Enquanto isso, Bernarda sofria com o remorso pelos maltratos que dava à filha. Mas apesar de se sentir culpada, ela bloqueia isso e a ambição fala mais alto como sempre.


Carlota deixou sua vida anterior sem saber que o falecido marido Joaquim tinha deixado sua grande fortuna de herança pra ela.


E claro que Bernarda queria colocar as mãos nesse dinheiro, né?

Mas com a filha tendo falecido, não poderia fazer isso.


Livrado era o melhor amigo de Natália, e Carlota acaba descobrindo que ele era seu sobrinho, o filho da irmã que supostamente havia morrido ao nascer. Ela também descobre a verdadeira origem da irmã, e que elas não eram filhas do mesmo pai.


Enquanto isso, Delfino cobra a verdade de Bernarda, e fala sobre o neto que está vivo.


Mas Bernarda não acredita na história; ela pensa que Santos está usando um garoto aleatório pra se passar pelo neto de Delfino com a intenção de arrancar dinheiro dele.


O garoto também descobre a verdade ao escutar uma conversa do avô com o tio. Ele também escutou que Delfino tinha a propriedade das terras onde Santos morava, e em um mal entendido acabou pensando que se não fosse morar com Delfino, ele poderia tirar as terras do pai.


Por isso, ele finge que vai viver com o avô por ter ficado com raiva de Santos, mas na verdade queria protegê-lo.


Carlota e Álvaro ficam brincando de gato e rato, se deixando levar pelos sentimentos e fingindo se odiarem ao mesmo tempo.


Pra atrapalhar tudo ainda mais, chega na cidade uma nova vizinha, que só falta se colocar em uma bandeja pra Álvaro jantar!


Ela se aproxima com a desculpa de querer comprar um cavalo, e Carlota fica morrendo de ciúmes.

Regina — esse era o nome da descarada — fica sabendo que o casamento de Álvaro e Cordélia é um fracasso, e se aproveita disso pra tentar conquistá-lo.


Carlota encontra Bernarda na cidade, e usando a máscara de Cordélia finalmente tem a oportunidade de dizer tudo o que queria pra mãe, mas que nunca tinha tido coragem.


Ela diz que Carlota tinha sido muito infeliz ao lado da mãe, mas que ela não tentasse se meter com Cordélia, porque ela não era a tonta da Carlota.



Natália tenta bancar o cupido planejando um jantar pros pais, mas adivinhem quem tava lá no restaurante?


Regina e seus pais, que eram tão descarados quanto ela aparentemente, já que nunca repreendem a filha por olhar pra um homem casado!


Nesse jantar, Regina e Álvaro se beijam após Carlota ir embora. Só que ela volta e chega bem na hora pra flagrar os dois. Ela dá um belo de um tapão bem merecido na cara da outra, reclama e vai embora furiosa!



Álvaro pede perdão pra Regina, mas como a cara dela era de pau, o tapa não doeu nem na cara nem na consciência, e ela diz que só se importa com Álvaro.


Enquanto isso na capital, Julieta, a esposa de Román devolve o bebê roubado do hospital por Bernarda, após ficar sabendo que a mãe não tinha abandonado.


Román então fica sabendo do que Bernarda tinha feito.


Após uma briga forte por causa de Regina, Carlota e Álvaro fazem amor. Mas ela diz que foi só porque tava com vontade, e que tinha usado ele.



Desculpem por bater na tecla da novela "A Usurpadora" de novo, mas eu teria adorado ver uma Paulina mais parecida com a Carlota quando se passa pela Cordélia!


Mas enfim, depois disso ao invés de se reconciliarem, eles só se ferem mais mutuamente.


E Álvaro, em uma decisão estúpida e ridícula, decide se casar com Regina após pedir o divórcio, pra esquecer Carlota de vez.


Ô meu filho, você jura mesmo que essa água de salsicha vai conseguir isso??

Bom, ele vai tentar...


Natália não gosta nem um pouco da presença constante da vizinha na fazenda, e reclama com o pai.


Fabiana revela para Bernarda a verdadeira identidade de Román, e que ele era o filho de Leopoldo.

Ela fica furiosa pela prima ter ocultado a verdade todo aquele tempo, mas não expulsa Fabiana de casa; afinal, se fizesse isso, ficaria completamente sozinha.


A sem graça da Regina pede que a suposta Cordélia deixe o marido refazer sua vida, e quando Álvaro vai pedir o divórcio pra esposa, ela nega, afirmando que não deixará o caminho livre pra que ele se case com "aquela mulherzinha".


Ao mesmo tempo que ela fazia aquilo pra "defender o seu território", digamos assim, ela também fazia para defender o território de Cordélia.


Ela não poderia tomar aquela decisão e assinar o divórcio no lugar da sósia, acabando com sua família sem que ela sequer soubesse.


Natália pega os dois discutindo, e diz ao pai que se forem pra eles ficarem juntos só por causa dela, era melhor que se divorciassem.


Pois é, a menina já tinha aceitado a separação dos pais, e a corda na qual Carlota se segurava para negar o divórcio se tornava cada vez mais frágil.


Ela adia o divórcio o máximo que pode, e até tenta mudar de atitude com Álvaro, mas ele acha que tudo é um jogo dela, e que era tarde demais pra salvar o casamento deles.


Chega um momento em que para Adrián tampouco faria diferença se o irmão continuava casado com Cordélia ou não; o importante era que a morte dela não fosse descoberta.


Por isso, ele engana Carlota forjando um recado que Cordélia supostamente teria mandado pra ele, para que ela assinasse o divórcio em seu lugar, e que não retornaria sequer pra isso.


Ela aceita o divórcio e tenta aprender a imitar a assinatura da sósia, enquanto Álvaro se compromete formalmente com Regina sem sequer ter colocado a mão na caneta pra assinar a separação.


Ai Álvaro, você quase nunca errou nessa novela, mas isso aqui foi demais!


Novela "A Outra" - Bernarda Descobre Carlota Se Passando Por Cordélia


Álvaro salva Carlota de se afogar no rio - Novela "A Outra".
Álvaro salva Carlota de se afogar no rio - Novela "A Outra".
Bernarda e Carlota no passado - Novela "A Outra".
Bernarda e Carlota em um flashback do passado, onde a mãe a proíbe de aprender a nadar.

Apesar de fazer o papel de Cordélia muito bem, Carlota fica exposta em uma situação que deixa Bernarda desconfiada: ela cai no riacho e quase se afoga, pois não sabia nadar.


Cordélia nadava muito bem, por isso todos estranham a situação, mas ela diz que teve uma cãimbra.


A história convence os demais, mas nesse momento Bernarda se lembra de que nunca tinha deixado a filha aprender a nadar, e como ela não era tonta, começa a investigar até descobrir a verdade.


Fabiana, após descobrir que era mãe de Adrián, estava sempre buscando ajudá-lo e estar perto dele. Mas como ele era um gigolô profissional especializado em conquistar "jovens" senhoras, ele confundia o interesse dela por outra coisa, se é que vocês me entendem...


Ele aceitava a presença dela porque ela sempre estava dando algum dinheiro a ele, e em um desses encontros Bernarda os flagra. Ela também pensa que Adrián era o gigolô da prima, mas acaba descobrindo que ele é seu filho abandonado, por causa das medalhas iguais.


Bernarda promete guardar o segredo desde que Fabiana seja leal a ela e faça tudo o que ela mandar.

E ela descobre um outro segredo, que também promete guardar em troca de algo.


Em um momento de fraqueza, Carlota pinta máscaras e acaba derrubando um copo de lavar os pincéis.


Ela então diz sua clássica frase em voz alta: "Tenho duas mãos esquerdas." — uma ideia que a mãe tinha plantado na cabeça dela desde a infância.


E justo nesse momento, Bernarda chega e confirma suas suspeitas de que aquela era sua filha.


Após uma forte discussão, Bernarda consegue voltar a manipular a mente de Carlota, e consegue convencê-la a acabar com aquela situação assim que Cordélia regressar, e que com essa promessa ela guardaria o segredo da substituição.



Álvaro flagra Carlota e Daniel juntos em uma cena comprometedora, e acha que está sendo traído pelo melhor amigo e a esposa.


Paulina, a mulher ciumenta de Daniel, já tinha feito a cabeça de Álvaro, mostrando uma foto de Carlota e Daniel abraçados.


Telenovela mexicana "A Outra".
Carlota e Daniel são expostos em um momento comprometedor...

Esse momento tinha acontecido quando Carlota e Daniel conversaram quando ele descobriu que ela estava viva, e abraçou-a para consolá-la.


Mas Álvaro termina de acreditar no suposto caso quando encontra os dois abraçados em um restaurante na capital.


Tudo bem que era tudo muito fraternal, mas talvez esses dois devessem buscar formas menos carinhosas de consolo... ainda mais tendo uma esposa como a sua, né Daniel?


Daniel e Carlota - Novela mexicana "A Outra".
Daniel e Carlota - Novela mexicana "A Outra".

E diante da desconfiança do amigo, Daniel não tem outra saída além de revelar a verdade a ele: que a moça da foto era na verdade Carlota, e que ela não tinha morrido naquela época, e sim a irmã Eugênia. 


Álvaro fica atordoado e desesperado ao descobrir o engano de tantos anos atrás, e que tinha sido separado do amor de sua vida daquela maneira.


Mas Daniel diz a ele que depois Carlota tinha sim falecido, naquele acidente do ônibus, e Álvaro sofre a perda de seu amor novamente.



Ele confirma toda a verdade com Tomáza, que conta tudo o que Carlota viveu e sofreu com o suposto abandono.


Álvaro reclama tanto com ela como com Daniel, por terem deixado eles sofrerem sem dizer nada. A mulher usa a desculpa do juramento pro padre, que como eu já manifestei anteriormente, na minha opinião é uma grande de uma idiotice!


O argumento não convence Álvaro, e ele joga na cara de Tomáza que ela terá que viver com sua consciência. Ele pergunta onde ela está enterrada, para visitar seu túmulo.


Álvaro também cobra Bernarda pelo engano que destruiu sua vida, e a cara dela nem dói, viu?


Ela diz que tinha feito aquilo pelo bem da filha, porque sabia o que era melhor pra ela; e que agora não adiantava dar explicações, porque ela já estava morta de verdade.


Mas ela sabia que não, e que Carlota estava debaixo do nariz de Álvaro se passando por sua esposa.

Claro que ela não revelaria isso a ele, pois não teria nada a ganhar — ao contrário, só perderia.


Álvaro visita o suposto túmulo de Carlota - Novela "A Outra".
Álvaro visita o suposto túmulo de Carlota - Novela "A Outra".

Ela precisava que Carlota voltasse a estar sob seu poder para cobrar a herança de Joaquim, e se apoderar da fortuna do pobre falecido.


Narciso descobre a verdade de que Adrián é seu filho, e como já estava doente do coração acaba tendo um infarto com a emoção. Fabiana fica ao seu lado no hospital, e Bernarda revela para Adrián que o circense é seu verdadeiro pai.


Adrián, mostrando uma nova cara de maldade, provoca a morte do pai no leito de hospital, após dizer coisas terríveis a ele.



Outra que sai matando gente nessa reta final da novela é Bernarda, que termina com a vida de sua amiga Sabina após ela descobrir quem ela é na realidade.


Esse par de anjinhos também começa a ter um caso... ai credo, pensa só ter esse tipo de relação com a prima da sua mãe, que tem a mesma idade que ela?


Essa novela tem cada relacionamento bizarro, né?


Miréia visita a fazenda e conta pra Álvaro que a mulher que fez a viagem com ele no cruzeiro era Carlota. Ele pergunta pra suposta Cordélia se aquilo era verdade, e ela confirma. Ai gente, que rolo!!


Mas ela não se preocupa em dar muitas explicações a ele; do jeito que as coisas estavam, pra quê ela se importaria em se justificar como Cordélia perante ele?


Álvaro conta tudo pra Regina, que agora que sabe da história completa de Carlota, em breve poderá fazer algo de útil nessa novela.


No velório de Sabina, Bernarda confessa a Román que conhece sua verdadeira identidade, e também que Livrado é o filho que ele teve com Eugênia.


Ele e o menino já tinham se conhecido na cidade, e se deram bem. Román ficou feliz, mas como continua sendo um louco psicopata, sequestra o garoto pra bancar o papai.


O sonho dele era ter um filho, e agora que sabia que tinha um, nada poderia pará-lo. Ele leva Livrado para seu apartamento na capital, onde Julieta já não morava, pois ele tinha deixado a esposa após toda aquela situação.


Mas Delfino, Santos e Álvaro se unem para resgatar o menino das garras do pai maníaco, e como Delfino já estava com sangue nos olhos pra vingar a honra da filha, quase mete uma bala no infeliz. Mas Álvaro consegue convencê-lo a não fazer isso.


Livrado diz a Santos que ele sempre será seu pai verdadeiro, e tudo fica bem entre os dois.


E Román fica sabendo que a morte de seu outro filho, o bebê que Julieta perdeu no atropelamento, era mais uma das façanhas de Bernarda.


Com mais sede de vingança do que nunca, agora ele planeja acabar de vez com a inimiga!


Ele a encurrala em uma estrada deserta no meio da noite com um revólver, mas Bernarda consegue tomar a arma, e quem acaba encontrando um final trágico é Román.


Um final justo pra um personagem lixo, na minha opinião.


Adrián testemunha tudo, e chantageia a amante. Mas como ela não perde tempo, logo ganha um trunfo contra ele: um colar de Cordélia tinha aparecido no bico de um corvo no monte, e ela o estava usando quando morreu.


Pois é, era uma pista que Adrián tinha deixado pra trás ao se livrar do corpo, e quando Bernarda percebe o nervosismo dele ao ver o colar, começa a investigar e descobre que ele matou Cordélia. Chantagem trocada não dói, né?


Bicha ruim como ela só, Bernarda se aproveita que Delfino tinha ameaçado Román com a arma no resgate de Livrado, e tenta incriminá-lo pela morte do sujeito. Delfino é preso como o único suspeito, mas Tomáza finalmente faz algo de útil na novela e depõe que Bernarda tinha tratos com Román.


Delfino é solto, com a ajuda também de Álvaro. As rivalidades entre as famílias estavam terminadas.


Bernarda propõe um trato a Adrián: fazer Carlota voltar pro lado dela, pra que possa receber a herança de Joaquim, o falecido marido da filha. Se ele a ajudasse, ela daria uma boa parte do dinheiro a ele, e claro que ele topa!


Sendo assim, ele diz à Carlota que Cordélia irá voltar pra casa no dia seguinte, e que é melhor que ela vá embora logo após assinar os papéis do divórcio.


Como ela não era Cordélia, o documento não teria validez e assim ela não estaria tomando nenhuma decisão definitiva sobre a vida da sósia.


Carlota corta a mão pra ter uma desculpa do porquê sua assinatura não sairia perfeita no documento, e abandona sua máscara de Cordélia, para voltar a colocá-la apenas uma vez mais em um momento crucial do final da novela.




Como é o Final da Novela "A Outra"?


Antes de ir embora, Carlota escuta a melodia de sua caixinha de música, e justo nesse momento Regina chega. O Álvaro realmente não deixou nada de fora quando contou sobre seu romance com Carlota pra ela!



E aí quando ela se toca de que aquela era Carlota, percebemos que apesar de ser muito atrevida, ela não era egoísta e má, pois conta tudo pro Álvaro.


Nesse ponto, Carlota já tinha ido embora da cidade, pra regressar ao lado da mãe oportunista.


Enquanto Álvaro descobria a verdade sobre Carlota, Carlota descobria a verdade sobre Bernarda.


Fabiana contou toda a história do engano da mãe, e que Álvaro jamais a tinha abandonado, e sim que acreditou que ela tinha morrido.


Álvaro então vai buscá-la na casa de Bernarda, e ao chegar encontra Carlota escutando o som de sua caixinha de música. Eles conversam e se reconciliam, enquanto a melodia da caixinha toca ao fundo da cena.



O casal volta para a fazenda, e Carlota revela sua verdadeira identidade para Justo e Natália. A menina já sabia sobre a história de Carlota, e já tinha se afeiçoado a ela pelo tempo que passaram juntas.


Enquanto isso, Bernarda armava uma armadilha para a prima Fabiana: ela fingiu que iria se encontrar com Adrián no alto de um prédio para que a polícia o prendesse pela morte de Cordélia. Ela finge que o denunciou no telefone, sabendo que a prima tava espiando tudo.


Desesperada, Fabiana vai ao encontro pra tentar alertar o filho; e pra isso, ela precisa dizer que sabe que ele acabou com a vida de Cordélia.


Ao saber disso, Adrián pensa que ela quer chantageá-lo, e como suas mãos já estão mais sujas de sangue do que luva de açougueiro, ele a ameaça com uma arma.


Nesse momento, Fabiana cai do alto do prédio, perdendo a vida na hora!

Adrián a segura pela corrente que usava, e percebe que ela era sua verdadeira mãe.



Bernarda chega com a maior cara de pau e finge ficar chocada com a queda da prima, e também finge acobertar Adrián.


Mostrando um restinho de amor no coração, o bichinho chora de remorso ao perceber que acabou sendo responsável pela morte da mãe...


Enquanto isso na fazenda, Carlota conta para Álvaro sobre a sua história com Adrián, e ele se dá conta de que Cordélia e o irmão sabiam do engano de Bernarda e esconderam a verdade.


Carlota ainda conta que ele tinha inventado aquela história de que Álvaro o havia pressionado para que abandonasse Carlota no dia do casamento.


Eles leem os diários de Cordélia onde ela narra todos os pobres dos amantes ao longo de todos aqueles anos.


Álvaro fica destroçado ao se dar conta de como o irmão era na realidade. Cordélia também era uma decepção, principalmente pela participação que teve no falecimento da mãe dele.


Bernarda logo vai atrás da filha na fazenda ao perceber que tudo havia sido descoberto, e que não poderia mais receber a herança de Joaquim. Nesse momento, Carlota renega o sangue da mãe por tudo o que ela a fez sofrer, e principalmente porque já sabe de como ela contribuiu para a morte de Eugênia.


O corpo de Cordélia finalmente é encontrado, e Álvaro acaba sendo preso como principal suspeito.

Acho impressionante como nessa novela as pessoas são presas apenas por serem suspeitas, sem provas contundentes de nada.


Mas tudo bem, a gente releva...


Ele acaba solto, e agora junto com Justo e Carlota colocaria seu plano para desmascarar o irmão em ação.


Ele diz a Adrián que saiu livre porque os restos encontrados não eram de Cordélia, e Carlota aparece diante dele se fazendo passar pela verdadeira Cordélia, como se ela não tivesse morrido.


Adrián fica confuso e eles seguem o jogo para fazê-lo confessar.



Eu pensei que o Adrián fosse mais inteligente; vocês não acham que seria mais lógico ele pensar que tinha sido descoberto, e que tudo aquilo era uma armadilha?


A possibilidade de Cordélia ter sobrevivido era demasiado fantasiosa pro meu gosto...

Mas enfim, justo enquanto o plano estava em plena ação, Bernarda chega na fazenda, e sua presença ameaçava estragar tudo.


Carlota então faz um pacto com Bernarda para que ela cale a boca, e não alerte Adrián de que eles já tinham descoberto tudo: dar toda a fortuna do falecido marido pra ela, e que em troca ela deveria guardar silêncio e seguir o jogo que eles armaram pra desmascarar o assassino de Cordélia.


Lógico que ela aceita, até porque já tava querendo mesmo acabar com Adrián... e se pudesse receber a herança de Joaquim ainda por cima, esse com certeza era um cenário ideal pra ela!


A vilã dá uma ajudinha pra terminar de convencer Adrián de que aquela realmente era Cordélia e não Carlota fingindo. Elas até armam uma ligação com Carlota, para que ele acreditasse que ela estava na casa delas na cidade.


Bom, Carlota consegue ficar a sós com Adrián se passando por Cordélia, e nesse momento o cobra por ter tentado matá-la. Aí ele acaba confessando no meio da conversa, e a polícia que estava de tocaia ouvindo tudo o prende em flagrante.


Essa cena é muito engraçada; ele começa a dar risada todo debochado por eles terem armado uma armadilha e ele ter caído.



Carlota cumpre sua promessa, e passa a herança de Joaquim para Bernarda. Adrián consegue escapar da polícia e encurrala Bernarda, quando ela tentava ir sacar o dinheiro da herança no banco.


Eu não sei bem como funcionavam as transações bancárias naquela época, mas ninguém vai me fazer acreditar que essa mulher ia sacar toda a herança em dinheiro vivo ao invés de transferir pra uma conta pessoal, podendo usar um cartão pra movimentar a grana!


Bom, questionamentos à parte, Adrián a obriga a sacar uma parte do dinheiro pra que ele pudesse usar em sua fuga, e ela finge aceitar.


Mas depois ela dá um jeito de fugir dele levando a mala de dinheiro. Eles acabam indo parar no alto de um prédio. Puxão pra cá, puxão pra lá, e a mala acaba abrindo e o dinheiro voa todinho, para a alegria de quem passaria por aquela rua a tempo de pegar umas notinhas!


Bernarda então promete a ele um dinheiro que tinha guardado no cofre de sua casa. Mas o que ele não sabia era que ela tinha montado uma armadilha no maior estilo MaGyver, que acionava um revólver quando a porta do cofre fosse aberta.


Adrián abre o cofre e termina com uma bala no meio da testa!!

Bernarda escuta tudo no telefone, e se diverte com sua maldade final contra o amante inimigo.


Bom, quase todos os vilões dessa história já se ferraram, e se você não viu o final da novela, deve estar se perguntando qual teria sido o castigo de uma vilã tão fria e cruel quanto Bernarda...


Nenhum. Sério, ela escapa com o dinheiro todinho que tanto adorava e vai viver uma vida de viagens e sedução de novinhos, no maior estilo loba Paola Bracho.


Bernarda é uma daquelas vilãs que se dá bem no final. O que vocês acharam disso?


O final de Bernarda na novela "A Outra".
O final de Bernarda na novela "A Outra".

Eu até gosto quando a novela foge do final convencional, mas também depende do vilão.


Se for carismático, eu gosto que ele consiga se dar bem... só que, pelo menos pra mim, Bernarda não era uma vilã pra gostar, e sim pra realmente odiar.


Por conta disso, não curti o final feliz dela não!


Mas pelo menos o casal sofrido dessa história também conseguiu ter o seu final feliz depois de tanto sofrimento.


A novela termina com o casamento de Álvaro e Carlota, onde ela comunica que está grávida dele.



Gostaram?

Deixem nos comentários suas opiniões sobre essa novela!

Comentários


Em destaque

bottom of page