Novela Mexicana "A Outra" (La Otra) - Resumo Comentado | Parte 1
- Fernanda Ramos
- 13 de out.
- 18 min de leitura

Uma mãe que faria de tudo para que suas filhas jamais colocassem as mãos na herança do pai — mesmo que isso significasse a infelicidade delas para toda a vida.
Uma dessas filhas é exatamente idêntica à outra mulher. Mas elas não são gêmeas separadas, nem tem nenhum grau de parentesco.
Esse é o tema principal da novela mexicana "A Outra", uma história original da escritora Liliana Abud, realizada pelo produtor Enesto Alonso para a Televisa, em 2002.
Aqui ela foi exibida na TV aberta pelo SBT em 2004, na faixa das novelas das 8. A emissora até considerou fazer um remake dela, mas o projeto não foi pra frente.
Essa novela não é tão consagrada e famosa aqui no país, mas eu gosto muito dela! A história tem um tom diferente: obscuro, dramático e até poético. É uma história triste com um romance triste e intenso, que iremos ver agora.
Apresentação da História da Novela Mexicana "A Outra"

Somos brevemente apresentados à uma memória que Carlota tem de sua infância: ela, a mãe e a irmã são expulsas de um funeral por um jovem furioso, que as joga na lama em uma noite chuvosa.
Carlota não se lembra do contexto da situação, mas a cena nunca saiu de sua cabeça...
Ela pensava que a mãe era viúva e havia sido esposa legítima do pai, quando na verdade ela tinha sido sua amante, e Carlota era a filha dessa relação extraconjugal.
Além disso, sua irmã Eugênia era filha de outro homem, mas elas pensavam que ambas eram filhas de Leopoldo.
O velório das lembranças de Carlota era o do próprio pai. Bernarda se atreveu a comparecer na casa da família, levando as duas filhas pequenas pela mão.
Elas então haviam sido expulsas pelo filho do casamento, o então adolescente Román.
Román era outro que não se esquecia dessa cena do passado; tampouco se esqueceria de tomar vingança contra Bernarda pelo sofrimento que causou a sua mãe sendo amante do pai.
Román também não sabia que Eugênia era filha de outro homem; ele achava que ela era meio irmã dele, e pasmem: planeja como vingança fazer a irmã se apaixonar por ele, se entregar e depois abandoná-la.
Que homem mais nojento, Deus me livre!!


Mas vamos falar um pouco mais dos nossos personagens centrais: Carlota era uma jovem tímida, que tinha amor pelas artes clássicas, como o piano e a pintura. Ela não tinha autoestima, se considerava feia, insignificante, sem graça e até burra.
Tudo isso era reforçado pela mãe. Podemos encaixar Bernarda naquele arquétipo de mãe narcisista, que está constantemente colocando as filhas pra baixo em benefício próprio.
Bernarda administrava a fortuna que Leopoldo havia deixado para as filhas ilegítimas, e ela não queria perder esse poder.
O testamento ordenava que as partes da herança fossem entregues para Carlota e Eugênia quando as duas se casassem; e isso era o que Bernarda tentava evitar a todo custo.
Mas, para seu desgosto, ambas as filhas iriam se apaixonar ao mesmo tempo: Eugênia teria a falta de sorte de cair no golpe do suposto meio irmão, enquanto Carlota se apaixonaria por Álvaro, um jovem bom e honesto, que estava na cidade de passagem com seu amigo Daniel.
A família de Álvaro tinha acabado de ir morar em uma fazenda em um pequeno povoado.
A mãe Lupita e o pai Justo passam a viver lá, já o irmão adotivo de Álvaro, Adrián, vive na capital assim como ele, e aparece de visita de vez em quando.

Em uma dessas visitas, ele conhece Cordélia, a sósia de Carlota.
Além de ser completamente diferente de Carlota nos sentimentos, Cordélia também tem uma situação financeira bem distinta: ela vem de uma família humilde, que vive em situação precária: uma mãe subserviente e fraca de caráter, um pai que passa os dias bêbado e uma irmã vazia, que não vale nada basicamente.

Cordélia é ambiciosa, e quer sair daquela vida. Ela lembra um pouco a Teresa nesse aspecto, mas sem a inteligência e aspirações profissionais.
Ela só queria mesmo fisgar um homem rico, e jogava o anzol em vários lados pra ver qual peixe conseguiria pescar.
Um dos peixinhos era Lázaro, filho de Delfino, um rico fazendeiro da região.
Lembram que Eugênia era filha de outro homem? Pois é, seu verdadeiro pai era Delfino, com quem Bernarda teve um breve romance quando jovem.
Ela o amou sinceramente, mas pra ele foi apenas mais um caso. Só que ele não sabia que a tinha deixado grávida, nem jamais tinha voltado a saber nada dela.
Cordélia tem um romance secreto com Lázaro, mas também mantém um romance com Adrián ao mesmo tempo.
Enquanto Lázaro é apenas um bobo que está sendo enganado, Adrián é quase uma alma gêmea de Cordélia: ambos eram pessoas sem caráter, que passavam por cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos.
Cordélia queria pescar Adrián, mas ele não era um homem que poderia cair na armadilha de uma mulher ambiciosa; ele não era peixe, e sim lobo em pele de cordeiro.
Lázaro flagra Cordélia e Adrián juntos, e os dois brigam. Lázaro acaba ferido na perna e fica com sequelas.
Álvaro, que era médico, atende Lázaro mas não consegue evitar que ele perca parcialmente o movimento da perna.
Delfino, que tinha um caráter difícil, cria um ódio enorme por Álvaro e sua família — imaginem se ele soubesse que ainda por cima tinha sido Adrián a ferir o filho... mas isso era um segredo que por enquanto ficaria somente entre Cordélia, Adrián e Lázaro.
Eugênia mantinha seu romance secreto com Román com a cumplicidade de Fabiana, prima de Bernarda que vivia com elas. Fabiana era a verdadeira mãe de Adrián, que tinha entregado ele pra adoção quando bebê.
Ele era fruto de uma relação entre Fabiana e Narciso, um circense que ela jamais havia voltado a ver, e que não sabia do filho.
Mas ela guardava dentro de si um amor reprimido por aquele filho que se viu forçada a abandonar pelas circunstâncias.
Novela "A Outra" - A Tragédia de Eugênia
Román consegue consumar sua vingança, e após ter uma noite macabra com Eugênia, ele a abandona, sumindo sem aviso prévio.
A jovem terminou ficando grávida. Ai gente, o cara nem usou proteção pra evitar ter um filho com a própria suposta irmã!!
Quando eu digo que esse personagem é nojento, é sem exageros...
Mas nem Bernarda nem Eugênia sabiam quem ele era na realidade.
Quando Bernarda fica sabendo que a filha está grávida de um homem que se aproveitou dela e sumiu, a manda pra longe até que a criança nasça.
Ela também expulsa Fabiana, que acobertou o romance. Fabiana vai embora pra capital, enquanto Eugênia vai para a cidade de Tomáza, a empregada da família que adorava as jovens como se fossem suas filhas.
Fabiana era uma pessoa egoísta, que se movia conforme sua própria conveniência. É uma personagem meio dúbia; nem essencialmente ruim nem boa — mas isso sim, fazia tudo pensando em primeiro lugar em si mesma.
Lá na capital ela acaba descobrindo a verdadeira identidade de Román, e revela pra ele que Eugênia não era sua verdadeira irmã. Ele fica frustrado por não ter realizado sua vingança, e promete que fará Bernarda pagar.
Fabiana fica satisfeita com essa promessa, pois ela também odiava a prima, apesar de ser mais uma que estava sob seu despotismo e autoritarismo.
Pois é, Bernarda oprimia toda a sua família, mas Fabiana preferia se submeter a isso e viver com a prima rica do que ter que se sustentar vivendo uma realidade humilde.
A cidade de Tomáza era justamente a da família de Álvaro e Cordélia, e lá Eugênia conhece Cordélia, a sósia da irmã.
Ela também conhece Delfino, o verdadeiro pai, que se afeiçoa a ela, e Santos, o sobrinho de Tomáza que se apaixona por ela.
Ela aceita se casar com Santos, e exige da mãe que lhe dê sua parte da herança.
Para o desespero de Bernarda, que queria manter a fortuna em suas próprias mãos a qualquer custo.
Enquanto isso, o romance de Carlota e Álvaro ficava cada vez mais forte. Ele dá de presente a ela uma caixinha de música em forma de piano que toca uma linda melodia, e essa caixinha será o símbolo do amor dos dois ao longo da história.
A melodia da caixinha é a peça "Opus 10, nº. 3 em mi maior", mais conhecida como "Tristesse", de Frédéric Chopin.
Ao contrário da irmã, Carlota assumiu o relacionamento perante a mãe. Ela colocou resistência no começo, mas quando percebeu que seria muito difícil separar o casal, fingiu aceitar o namoro.
Mas ela não desistiria de separá-los pelas costas...
Bernarda fica manipulando situações para deixar Carlota no papel de estúpida que não faz nada direito: sabota sua comida, suas apresentações de piano... tudo para que o próprio Álvaro se cansasse e se afastasse da filha.
Mas ele segue firme e forte, amando Carlota. Aliás, uma coisa que eu gosto muito nessa novela é que Álvaro sempre valorizou Carlota.
Ele sempre a amou incondicionalmente, e jamais apresentou comportamentos tóxicos com ela, como os que geralmente eram típicos dos galãs das novelas antigas.
Se eles se separaram, foi somente pela maldade de Bernarda, que se aproveitaria de um mal entendido para destruir o relacionamento dos dois.
A mãe de Álvaro tinha um problema cardíaco, e além de precisar tomar remédios não podia ter emoções fortes.
Cordélia consegue se aproximar dela, se fazendo de boa moça, com a intenção de conseguir seu apoio para se casar com Adrián.
Mas lembram que eu disse que ela jogava o anzol pra todos os lados?
Em um determinado momento, ela chega a tentar dar em cima até de Justo, o pai de Adrián e marido de Lupita.
Ele não cede, pois era um homem fiel.
Quando Lupita fica sabendo, ela tenta expulsar Cordélia da vida da família, e diz que ela jamais se casará com o filho Adrián.
Mas Cordélia responde que ou ela a ajuda, ou Delfino ficará sabendo que Adrián era o responsável pelo ferimento de Lázaro, e mataria Adrián.
Lupita fica em choque ao saber como filho adotivo era na realidade, e passa mal.
Ela implora que Cordélia dê o remédio pra ela, mas a moça tenta chantageá-la, e diz que só dará o remédio se ela prometer ajudá-la a se casar com Adrián.
Lupita acaba morrendo nesse momento, sem ninguém saber sobre a responsabilidade de Cordélia.
Mas ela escrevia tudo o que lhe acontecia em diários; e mais tarde na história, essas páginas seriam lidas.
Por enquanto, Álvaro vai pro povoado após a morte da mãe, enquanto Eugênia também morreria após dar a luz. Bernarda ficou sabendo da verdade sobre Román e vai visitar a filha.
Ela conta que o homem que a enganou foi seu próprio irmão, mesmo isso sendo mentira. O choque emocional adiantou o parto, e Eugênia falece dizendo à mãe que sua morte ficará na consciência de Bernarda para sempre.
Santos e Tomáza fingem que o bebê morreu a pedido da própria Eugênia, que não queria deixar o filho nas mãos da mãe. Livrado será criado pela família de Santos, e crescerá acreditando ser seu verdadeiro filho.
Novela "A Outra" - O Engano de Bernarda Que Destruiu Carlota e Álvaro
Álvaro vê o caixão fechado de Eugênia na frente da casa de Bernarda, e um amigo dela diz que sua filha morreu. Álvaro não sabia que Carlota tinha uma irmã, pois por conta da gravidez de Eugênia, Bernarda havia proibido que se falasse dela.
Achei essa parte um pouco forçada; como você não vai contar pro seu noivo sobre sua irmã com quem você tem uma ligação tão forte, mesmo que em segredo?
Mas enfim, ele pensa que era Carlota, e Bernarda não desafaz o mal entendido. Essa era a oportunidade perfeita pra que ela se livrasse de Álvaro. Eugênia já não poderia reclamar sua parte da herança, e agora tampouco Carlota poderia, pois não se casaria.
Álvaro vai para a fazenda e lá conhece Cordélia.
Ele já estava vulnerável com o falecimento da mãe e de Carlota, e fica impressionado com a semelhança entre Cordélia e sua noiva supostamente morta.
Cordélia se aproveitará disso para fisgá-lo, afinal sua maior ambição era dar o golpe do baú, e Adrián era esperto demais para que ela pudesse conseguir seus objetivos através dele.
Enquanto isso, Carlota estava deprimida pela morte da irmã e o suposto abandono do noivo. Ela tenta tirar a própria vida tomando remédios, e ao ser atendida no hospital descobre que estava grávida de Álvaro.
Mas os remédios causaram a perda do bebê; agora, além de todas as suas outras perdas, ela também teria que carregar mais essa sobre os ombros.
Novela "A Outra" - O Casamento de Álvaro e Cordélia e a Melancolia de Carlota


Vários anos se passam na história, e vemos que Cordélia atingiu seu objetivo de se casar com Álvaro e se tornar uma senhora de boa família.
Mas só nas aparências mesmo, porque ela segue sendo amante de Adrián. Álvaro e Cordélia tiveram uma filha chamada Natália, que sofre com a falta de carinho da mãe.
Digamos que os instintos maternais de Cordélia eram inexistentes. Ela não tinha paciência com a filha, e suas poucas demonstrações de carinho sempre tinham algum motivo por trás, como fazer chantagem emocional para que Álvaro não se divorciasse dela.
Aliás, Cordélia e Bernarda são mães muito parecidas: estão sempre menosprezando e diminuindo a autoestima das filhas, taxando-as de tontas, desastradas e insignificantes.
Claro que com o tempo de convivência Álvaro já tinha percebido que a semelhança entre Carlota e Cordélia era apenas física, e que ela jamais poderia suprir a perda de seu primeiro amor.
Ele conserva uma pintura enorme de Carlota na sala de estar, e todos pensam que se trata de Cordélia, mas o visual da moça do quadro em nada lembrava a personalidade e estilo dela.
Cordélia havia se aproveitado daquela semelhança para se casar com Álvaro, mas vivia com o rancor da obsessão do marido pela falecida noiva.
Álvaro adora a filha, e dá a ela todo o amor que é negado pela esposa. Ela é seu consolo dentro daquele casamento fracassado, que mantém apenas por ela.

Vemos que Carlota se tornou ainda mais introvertida e submissa à mãe por todos os traumas que sofreu.
Ela passa os dias pintando máscaras e sente um fascínio por elas, pois pode criar rostos diferentes e fugir de si própria.
Isso das máscaras faz referência a uma situação que Carlota viverá em breve...
Ao longo de todos esses anos, a fragilidade de Carlota foi uma carta poderosa nas mãos de Bernarda, que seguia administrando a herança do falecido amante.
Carlota e Cordélia Se Conhecem - Novela "A Outra"
Nessa fase da novela, conhecemos uma amiga de Bernarda, Sabrina, e sua filha Miréia, que se tornaria uma boa amiga de Carlota, tentando tirá-la de sua reclusão.
Carlota e Bernarda acompanham Sabrina a uma exposição de pintura beneficente na capital.
Cordélia também estava lá viajando sozinha, e as duas se conhecem em um shopping.
Ela imediatamente percebe que sua sósia só poderia ser Carlota, a suposta noiva morta. Afinal, já é absurdo demais ter um clone só andando por aí, né??
Agora que Cordélia sabia que sua rival estava viva, teria que evitar a todo custo que o marido descobrisse. Se ele soubesse disso, se divorciaria dela imediatamente para estar com seu verdadeiro amor.
Outros que descobrem o engano de Bernarda depois de todos aqueles anos são Daniel, o melhor amigo de Álvaro, e Tomáza, que o encontra em sua cidade natal e descobre que ele pensa que Carlota estava morta. Mas ambos se calam, para proteger o casamento de Álvaro.
Sinceramente, não consigo engolir isso! Daniel, como melhor amigo de Álvaro, sabia o quanto o amigo tinha sido infeliz ao longo de todos aqueles anos, e como o casamento com Cordélia era um fracasso.
Ele também sabia que Cordélia não era flor que se cheirasse... mas apesar de não ser tão antiga, a novela se apega àquela ideia forçada de casamento pra vida inteira custe o que custar.
Até podemos dizer que Daniel fez isso também pensando em Natália; mas o que vocês me dizem de Tomáza, que não revela a verdade nem pro Álvaro nem pra Carlota, só porque o padre a convence com uma história de ser errado se meter na vida de um casal que se casou na igreja, destruir uma família, etc...
Gente, vamos olhar pro contexto da situação, pelo amor de Deus né??
Revoltas à parte, Cordélia se faz passar por boazinha diante de Carlota, e vai ganhando sua confiança.
Ela diz que conhece Álvaro, e que ele falou pra ela sobre a semelhança das duas; mas que não o via há muitos anos.
Carlota conta sua história com Álvaro — bom, a versão que ela acreditava ser verdade — e Cordélia entende o mal entendido que aconteceu naquela época.
Adrián chega quando as duas estão conversando, e também conhece Carlota. Ele também conhece a trágica história do irmão com ela, e assim como Cordélia, se aproveitará para manipular a situação a seu favor.
Eles dão um sobrenome diferente para Adrián, para que Carlota não perceba que ele é irmão de Álvaro.
Adrián conheceu Bernarda naquela época e se deu conta de seu caráter ruim. Ele diz a Cordélia que tem certeza que foi ela quem armou tudo para separar o irmão da noiva, mas não entende o motivo.
Adrián leva uma vida secreta como gigolô, explorando mulheres casadas mais velhas para arrancar dinheiro delas. As famosas "sugar mommies" — mas bom, naquela época esse termo ainda não existia.
Lembram que Carlota e Bernarda estavam na capital pra uma exposição de pintura?
Lá, Bernarda conhece Román, que ainda não desistiu de sua vingança. Ele dá um nome falso a ela, com a intenção de se aproximar para executar sua vingança.

Esse aí só sabia se vingar conquistando mulheres... faltou um pouco de originalidade da parte dele, não acham?
Sei lá, dá um golpe financeiro, coloca um negocinho no café...
Usa a cabeça de cima, ao invés daquela que fica embaixo, meu filho!!
Mas bom, Bernarda faz papel de loba e já beija o sujeito minutos após conhecê-lo.
Mas depois ela se faz de arrependida, e se nega a manter contato com ele.
Claro que isso não o fará desistir...
Quando Cordélia volta pra fazenda, tenta "reconquistar" Álvaro mudando o visual para se parecer com Carlota, e começa a adotar uma personalidade mais doce. Mas ele não cai na estratégia forçada, e logo ela volta a ser como antes.
Carlota, ainda na capital, conhece Narciso, o verdadeiro pai de Adrián. Ele agora não trabalha mais no circo, e sim como artista de rua.
Carlota e Narciso se identificam e nasce uma amizade instantânea entre eles: os dois são pessoas boas, que usam a arte para aliviar suas tristezas. Ele deixa seu contato com ela, caso um dia ela precise de um amigo na capital.
Adrián vai para a fazenda e chantageia Cordélia com revelar a verdade sobre Carlota, mas ela faz uma contra-ameaça digamos assim: contar sobre o caso deles para Justo, que não diria nada a Álvaro, mas abandonaria Adrián como filho.
Cordélia usava a insegurança de Adrián por ser filho adotivo em várias ocasiões; essa era a única fraqueza dele.
Adrián se cala, mas não deixa de se aproveitar da situação com Carlota. Ele consegue localizá-la em sua cidade e passa a mostrar interesse por ela.
Carlota reluta em aceitar uma aproximação por vários motivos: suas inseguranças, o medo que tem da mãe, e principalmente o amor frustrado do passado.
Ela não quer aceitar nenhum outro homem em sua vida depois daquela desilusão; mas Miréia a incentiva para que aceite dar uma chance de conhecer Adrián, e pouco a pouco ela vai abrindo uma brecha.
Claro que pelas costas de Bernarda, que a controlava como se Carlota tivesse 13 anos de idade...
Novela "A Outra" - Carlota é Abandonada No Altar Por Adrián
Bernarda jamais aprovaria o romance da filha com alguém que pudesse tomar a herança das mãos dela.
O único pretendente que ela aprovaria seria Joaquim, um homem já idoso que era dono de uma rede de supermercados e possuía uma grande herança.
Ele era muito bondoso, e até ingênuo. Para Bernarda, seria perfeito ter dois bobos manipuláveis, cada um com uma herança milionária nas mãos.
Mas vocês acham que Carlota iria olhar pra um senhor de aparência duvidosa, tendo a opção de olhar pra esses olhos azuis e penetrantes de Adrián? Tudo bem que ela não estava apaixonada por ele, mas a escolha é fácil né?


Román se aproxima de Sabrina, a amiga de Bernarda, e passa a persegui-la para tentar uma conquista.
Os dois se tornam amantes, e pelo menos alguém nessa novela consegue fazer Bernarda de idiota.
Cordélia propõe a Álvaro que façam uma tentativa de salvar o casamento por Natália, mas que para isso ele precisava acabar de vez com o fantasma de Carlota. Ele aceita, e pede que o nome da amada jamais volte a ser mencionado.
A esposa de Daniel, o melhor amigo de Álvaro, tinha uma tia que era conhecida de Sabrina e Bernarda.
Carlota foi, a pedido da mãe, levar flores para a mulher, e ao chegar na casa dá de cara com Daniel.
Mais tarde eles conversam, e ela descobre que Álvaro se casou. Decepcionada, ela pede que Daniel não diga mais nada, e vai embora.
Daniel e Tomáza conversam sobre o engano do passado, e Tomáza o convence de que já haviam se passado muitos anos, e era melhor deixar a história quieta.
Como se a mulher não tivesse visto a coitada da Carlota definhando ao longo de todo esse tempo...
Olha, a senhora estava melhor como babá da Maribel em Rubi, viu? Aquela sim dava a vida pra defender a felicidade de sua menina!
Apesar de todas as dificuldades com a falta de autoestima de Carlota, Adrián consegue fazer com que ela o aceite, e pra isso ele conta com a ajuda de Miréia, Tomáza e Fabiana.
Quando Fabiana descobre que Adrián é seu filho, guarda o segredo com ela, mas faz de tudo pra favorecê-lo.
Sendo assim, ela conta pra ele sobre a herança de Carlota que ela só poderia receber quando se casasse. Será que ele a pediu em casamento, sim ou claro?
Ele divide os planos com Cordélia, e os dois fazem um seguro de vida com ela se passando por Carlota. O plano era dar fim em Carlota depois do casamento, para eles receberem o seguro.
Ele só não contava com uma coisa: Carlota enfrenta a mãe para se casar com Adrián, e Bernarda insiste que ele jamais poderia amá-la, e que só queria o dinheiro dela. Pra provar que a mãe estava errada, Carlota assina um documento abrindo mão da herança.
Ai Carlota, mais um trauma pra lista das suas tragédias!!
Adrián fica sabendo o que ela fez nas vésperas do casamento, e deixa a bichinha plantada na igreja vestida de noiva.
Me pergunto quantas tragédias e humilhações uma pessoa consegue suportar sem enlouquecer... Carlota estava a ponto de atingir o seu limite.
A mãe cruel debocha dela ao vê-la chegar em casa nesse estado e perceber o que tinha acontecido. Carlota está atônita, e sequer reage.
Bernarda também aproveitava a tragédia da filha pra descontar a raiva que estava sentindo dela mesma, por também ter sido enganada por um homem. Sim, Román já tinha cumprido seu plano nada original de deixar Bernarda apaixonada e depois largá-la como um pano de chão usado.
Desistindo da felicidade de vez, Carlota decide aceitar se casar com Joaquim, o idoso dono do mercado e satisfazer a vontade da mãe.
Tadinho gente, o bichinho fica todo feliz... ele era muito bonzinho, mas pra querer como marido já é forçar a barra demais!
Cordélia não gostou nada da história de não receber o seguro de vida de Carlota, por isso ela planeja desviver Adrián pra ficar com o dinheiro todinho pra ela!
Ela conta com a ajuda de um assistente de Adrián que mais parecia um capacho, e que sofria várias humilhações nas mãos do seu empregador. O cara já odiava ele, e com a promessa de receber uma boa quantia pra ajudar Cordélia, lógico que ele aceita ser seu cúmplice.
Enquanto isso, Carlota e Miréia fazem uma breve viagem para a capital.
Carlota acaba descobrindo o endereço de Adrián, e vai pra lá furiosa com a intenção de reclamar pelo que ele havia feito.
Mas justo quando ela chega lá, Cordélia também estava, esperando o momento perfeito para dar fim em Adrián, a quem eles já haviam dopado. A sósia malvada se esconde e decide aproveitar o golpe de sorte da chegada de Carlota: ela arma tudo pra fazer parecer que Carlota havia atacado Adrián.
Ele já estava desmaiado, e Cordélia golpeia a sósia boazinha, deixando-a desacordada.
Cordélia então fere Adrián nas costas com um abridor de cartas, e mancha as mãos de Carlota com o sangue dele... tudo pra que ela, quando acordasse, pensasse que teve um surto do qual não se lembra e que desviveu Adrián.
A coitada sai correndo desesperada, só que o plano não deu certo porque Adrián não morre, e ele e o assistente que volta a ser capacho armam tudo pra fazer parecer que nada daquilo aconteceu.
Ele até desconfia da armação, mas aceita a versão de que aquilo havia sido um assalto, e que ele havia ficado inconsciente por misturar tranquilizantes com a bebida.
Carlota fica como louca diante de Fabiana e Miréia, que pensam que tudo aquilo foi um surto dela.
E realmente, essa foi a gota que transbordou o copo da pobre sofredora.
Carlota surta de vez atacando a mãe, após ser humilhada por ela mais uma vez. Bernarda então decide internar a filha.
Novela "A Outra" - A Vingança de Bernarda Contra Román
Enquanto Carlota está internada, Bernarda vai atrás de investigar sobre o amante que havia feito ela de boba, e acaba descobrindo que ele era casado e que ainda por cima a esposa estava grávida.
Enfurecida, ela decide se vingar.
Pois é, se deixasse era capaz deles ficarem se vingando um do outro eternamente, e a novela estaria no ar até hoje!!
Mas enfim, a vingança dela foi bem cruel: Bernarda atropela a esposa de Román, e ela perde o bebê.
Depois, ela acaba descobrindo que a mulher fingia que continuava grávida, pois não poderia mais ter filhos.
Bernarda então inventa uma história de que uma mulher queria dar o filho em adoção, e combina com Julieta, a esposa, de dar o bebê a ela na saída do hospital.
Mas na verdade, Bernarda entra disfarçada de enfermeira e simplesmente rouba um bebê aleatório do berçário, pra fazer parecer que Julieta havia raptado a criança.
Eu que não mexeria com essa mulher, viu??
O psicólogo da clínica onde Carlota estava era um amigo em comum que ela e Miréia tinham, e durante o tratamento, Carlota menciona aquela lembrança da infância no velório do pai.
O psicólogo até chega a perguntar sobre isso para Bernarda — o que eu achei meio absurdo, afinal acho que pela ética ele não poderia comentar com outras pessoas o que é dito pela sua paciente em uma sessão, mas enfim — Bernarda diz que aquilo nunca aconteceu, e que era só mais uma das loucuras da filha.
Na segunda parte desse resumo, vamos falar sobre a parte mais interessante da novela, que lembra muito "A Usurpadora": Carlota se passando por Cordélia!












Comentários