top of page

Novelas do SBT - Resumo Comentado da Telenovela "Kassandra" (1993) - Parte 4 (FINAL)

  • Foto do escritor: Fernanda Ramos
    Fernanda Ramos
  • 10 de out.
  • 27 min de leitura

O Julgamento de Kassandra


Kassandra e Luiz Davi - Novela "Kassandra".
Kassandra e Luiz Davi - Novela "Kassandra".

Na parte anterior desse resumo comentado, vimos que a reta final da novela começa com o julgamento de Kassandra pela morte de Inácio.


Manrique, cada vez mais insuportável, desobedece todas as ordens médicas, tenta andar e cai, terminando de complicar sua situação! O outro advogado que está trabalhando no caso insiste para que Kassandra se declare culpada, para que ele possa apelar, o que Manrique se nega completamente a aceitar.


Manrique diz que se ele não sabe defender sua cliente, é melhor mudar de profissão e ir vender coisas baratas na rua (sim, ele disse isso mesmo!).


O homem fica ofendido, e se retira do caso a poucas horas do início do julgamento.

Manrique tenta encontrar outro advogado na última hora, mas sem sucesso.


Ele seria obrigado a entender o óbvio: eram suas pernas que não funcionavam, e não o cérebro e a fala.

Sendo assim, ele poderia continuar sendo advogado e ir ao julgamento.


Começa o julgamento de Kassandra, e as pessoas são chamadas a depor em privado.

Hermínia é a primeira a depor, e claro que faz o possível pra afundar a acusada.


Logo em seguida, Luiz Davi entra para dar seu depoimento, mas ele diz que não chegou a uma conclusão sobre a culpa de Kassandra.


O juiz dá um esporro nele por ter bancado o detetive de polícia, e menciona que Kalunga e a empregada da casa da costa serão chamados para depor. Luiz Davi, em uma tentativa de dar uma forcinha pra Kassandra, responde que achava que eles não teriam nada de relevante a acrescentar.


Mas não vai ter jeito, eles serão chamados como testemunhas sim, assim como Rosaura...


Lembram daquela vez na prisão, quando Kassandra em um momento de raiva confessou a Luiz Davi que era culpada? Pois é, o boca de sacola do Luiz Davi contou isso pra Hermínia, e ela disse no depoimento, claro.


O juiz perguntou, e ele foi obrigado a confirmar essa informação.

Se tentando ajudar o Luiz Davi já atrapalha tanto, imaginem se ele quisesse atrapalhar...


Ele tenta consertar dizendo que talvez ela tenha dito aquilo em um momento de raiva e desespero. Agora que ele percebeu isso...


Ele termina seu depoimento dizendo que acreditava que ela pudesse ser inocente, mas que não fazia ideia de quem poderia ser a mulher que matou o irmão.


Como se ele já não tivesse suspeitado de Rosaura! Por que ele não falou dessa suspeita, e não contou os motivos de ter pensado aquela vez que ela poderia ser a assassina?


Na sala de espera, ele tenta dizer o que ela tinha que responder, mas justo nessa hora ela é chamada para depor. O juiz toma uma postura bastante passivo agressiva com ela. Começa perguntando sobre o que ela fazia da vida, sobre ela ter sido circense, e quem era o advogado dela.


Ao dizer que não tinha, isso fala contra ela; porque supostamente ninguém queria pegar o caso, ou seja, nenhum advogado acreditava na inocência dela. A gente sabe que na vida real não funciona assim, né?


Porque os advogados não assumem casos a partir de um julgamento pessoal sobre a culpabilidade de um cliente, e sim porque todo indivíduo, culpado ou inocente, tem direito a um advogado, que trabalha dentro das possibilidades de cada caso para ajudar esse cliente da melhor forma possível.


Mas enfim, com a reputação totalmente comprometida e todas as provas contra ela, Kassandra sai desse primeiro depoimento de uma forma bem desfavorável. Mas o juiz não entende porque Luiz Davi parece mais querer defender do que acusar Kassandra, sendo que ele a denunciou.


Sendo assim, ele decide fazer um confronto entre os dois, para esclarecer a situação.

O juiz pergunta sobre ela ter se declarado culpada, e Kassandra nega. Eles começam a ter uma DR, e Kassandra acaba dizendo no calor da discussão que fez sim a confissão.


Kassandra e Luiz Davi se confrontam no julgamento - Novela "Kassandra".
Kassandra e Luiz Davi se confrontam no julgamento - Novela "Kassandra".

Ela se justifica, dizendo que foi em um momento de desespero, e que é inocente.

O juiz a libera para ir embora, mas pede que Luiz Davi fique.


Depois da D.R. dos dois, o juiz percebe que ele está apaixonado.

Não me perguntem como, mas o homem ainda adivinha toda a história do amor dos dois e do engano de Inácio. Que juiz talentoso, né?


Mas enfim, isso acende uma luz na cabeça dele de que Luiz Davi poderia ser um suspeito; afinal, por conta dessa história, poderia ter motivações para assassinar o irmão. E Luiz Davi mais adiante acabaria por aceitar essa suspeita como verdade, se sacrificando para que Kassandra não fosse condenada.


Pois é, esse seria o arco de redenção de Luiz Davi, onde ele teve a chance de provar seu amor.


Só que antes de bancar o bom moço, Luiz Davi tem uma cena violenta com Kassandra, onde ele diz de novo que ela não poderia ser de nenhum outro homem, e que tinha a vida dela nas mãos dele: que se ele quisesse, poderia condená-la. Sim gente, ele basicamente a ameaçou e chantageou com isso!


Olha, não sei vocês, mas por mais sacrifício e amor que ele mostrasse nos próximos capítulos, depois dessa eu preferiria ficar com o Randu!


A empregada da casa da costa e Kalunga são chamados a depor. A mulher diz que o casal brigava muito, e relata tudo o que viu acontecer entre eles. O juiz pergunta para Kalunga se ele reconheceu a mulher que viu no local do crime, e ele diz que foi Kassandra.


Enquanto isso, Matias enfrenta suas crises de consciência, e vai conversar com Simón. Ele confessa que está escondendo a carta, mas que não quer entregá-la porque diz coisas comprometedoras sobre pessoas que ele se importa.


Ele faz Simón prometer que não dirá nada, e Simón aceita se calar, mas pede que Matias coloque a mão na consciência e entregue o papel à Kassandra.


Agora, o motivo pelo qual Simón preferiria manter uma promessa feita a um homem que ele apenas conhecia, ao invés de honrar o amor à uma pessoa que considerava como filha? Isso foge à minha compreensão.


A segunda fase do julgamento começa, e Kassandra é a primeira a dar seu depoimento.

A ficha de Manrique finalmente caiu, e ele chega em sua cadeira de rodas para defender Kassandra.


Manrique chega ao julgamento de Kassandra - Novela "Kassandra".
Manrique chega ao julgamento de Kassandra - Novela "Kassandra".
Coraima Torres na telenovela "Kassandra".
O julgamento de Kassandra.

O advogado da acusação tenta pressionar Kassandra para que ela confesse sua culpa, e assim eles economizariam tempo e energia. Mas ela não se dobra, e diz que é inocente.


Em seguida, o promotor público pergunta se ela teria motivos para matar Inácio, e se ela o amava ou o odiava.

Ela diz que foi enganada pelo marido, e o promotor em uma demonstração de machismo nível hard diz que ela não podia bancar a mocinha ingênua, levando a vida que levava, e que as moças inocentes que eram enganadas pelos homens já estavam fora de moda naquela época.


O juiz dá um chacoalhão no imbecil, pedindo pra ele deixar de ser um idiota — ok, ele não usou essas palavras, mas pediu que ele não questionasse a vida privada de Kassandra.


Ele insiste que ela não tinha moral, por ter crescido no meio de ciganos e por agora cantar nas noites em um bar. O juiz insiste que ele se abstenha de fazer esses comentários, e o idiota finalmente vira o disco.


Aí ele começa a perguntar porque o Inácio teria se casado com ela, e ela responde que foi por ambição, porque ela era a neta legítima de Afonso. Só que ela ainda não tinha como provar isso, porque Simón, ao invés de contar que Matias tinha uma carta de Afonso para as pessoas a quem realmente deveria contar, confessa o segredo à Glinka, que não poderia fazer muita coisa.


O homem ainda adverte o cigano que nem pense em se meter na casa para procurar a carta.

Glinka, que não tem sangue de barata, diz a Simón que ele conte a verdade para as autoridades, mas ele fica de teimoso com essa promessa que fez pro Matias.


Que pai postiço de araque, né?

Ele diz que só quebrará a promessa se for estritamente necessário pra ajudar Kassandra; mas será que isso já não estava claro o suficiente? O homem escreveu uma carta no leito de morte, pelo amor de Deus!


O promotor seguiu pressionando para que ela confessasse, jogando as provas que a incriminavam contra ela. Kassandra acabou admitindo que tinha sim vontade de matar o marido. Pois é, o psicológico da bichinha era fraco, e ela tava sempre caindo nas pressões pra se incriminar ainda mais.


Manrique tem que ficar consertando a situação, mas claro, esse era o trabalho dele.

Ele diz que aquilo não era uma confissão, e o juiz concorda.


Kassandra fica muito abalada já no começo do julgamento, e Manrique pede um recesso para que ela se acalme. Chega o momento do interrogatório da defesa, e Kassandra tem um momento para descansar o emocional.


Ela tem a oportunidade de declarar tudo o que aconteceu, e contar o seu lado dos fatos.


Kassandra promete a Manrique que se casará com ele se sair livre. Randu faz uma última tentativa de ganhar uma oportunidade com a amada, mas ela diz que já fez uma promessa a Manrique, e que ele precisava dela por estar em em uma cadeira de rodas, enquanto Randu era um homem forte.


Sim, ela basicamente disse que se casaria por pena, mas Randu respeita sua decisão.


A pobre Ofélia não poderia se despedir da melhor amiga antes de morrer.

Ninguém conseguia dar um jeito nessa menina mimada não?

Sinto muito, eu não teria paciência.


Luiz Davi escuta uma conversa entre Hermínia e Rosaura, onde a mãe fala sobre a troca das bebês.

Luiz Davi diz que agora tinha certeza que aquilo era verdade, porque ela tinha seguido negando tudo, mesmo quando Afonso disse em seu leito de morte, ela tinha dito que ele estava fora de seu juízo perfeito.


Bom, vamos ver se agora esse cabeção do Luiz Davi para de acreditar cegamente na mamãe...

Ela acaba admitindo a verdade, e ele sai prometendo fazer justiça.


Dorinda depõe, e conta toda a verdade sobre a troca das bebês.

Apesar desse caso estar isolado do que estava sendo julgado, que era a morte de Inácio, comprovar a origem de Kassandra ajudaria na defesa dela por muitos pontos, colocando o caráter de Hermínia e Inácio em evidência.


O advogado da acusação tenta diminuir Dorinda, dizendo que ela era uma cigana golpista defendendo uma cigana assassina. O juiz dá um esporro nele, dizendo que perante a lei não poderiam haver essas discriminações, e que ele cuidasse suas palavras.


Eu já considero esse juiz um dos melhores personagens dessa novela, e vocês?


Dorinda menciona a carta de Afonso; ela diz não saber onde o papel está, mas que Glinka poderia dar mais informações. Pois é, esse segredo já tá mais espalhado do que farofa na praia em dia de vento!


Ai gente, já tô com preguiça das conversas tortas do Luiz Davi.

Dessa vez, ele foi novamente dizer à Kassandra que tinha descoberto a verdade sobre sua origem pela centésima vez, mas dessa vez acreditou de verdade.


E diz pra ela dar aquele dia no penhasco com o Inácio como uma justificativa pra ter matado ele — legítima defesa, já que ele tinha atentado contra a vida dela primeiro.


Kassandra e Luiz Davi - Telenovela "Kassandra".
Kassandra e Luiz Davi - Telenovela "Kassandra".

Ele ainda não virou o disco e fica repetindo até agora que foi ela.


Kassandra e Manrique enxergam essa insistência de Luiz Davi para que ela se declare culpada como uma prova de que na verdade ele seria o culpado, querendo jogar o crime nas costas dela. Além disso, eles também pensavam que era ele a manipular as provas e testemunhas que iam contra ela.


Glinka vai depor, mas diz que não está autorizado a dizer quem tem a carta, e joga a batata quente para Simón. O bonequeiro ainda insiste com a promessa, mas depois acaba soltando a verdade sobre Matias.


Manrique tenta fazer um pacto com Hermínia: se ela retirar a acusação contra Kassandra pela morte de Inácio, ele não a acusará pela troca das bebês. Mas ela diz que nada vai acontecer com ela, por causa de sua classe social, e não aceita o acordo.


Ele a ameaça com a possibilidade de um escândalo, e diz que irá abrir um processo à parte do criminal para que se reconheça Kassandra como filha de Andreína e Ernesto, e que existiam três testemunhas: Dorinda, Ofélia e Matias.


Ainda assim, ela não aceita e os expulsa.


Hermínia e Isabel - Novela "Kassandra".
Hermínia e Isabel - Novela "Kassandra".

Matias é chamado para depor, e o advogado acusador diz que ele está doente, e pede que ele seja liberado. Manrique argumenta que se ele estava doente, poderia ter apresentado atestado, e o juiz nega o pedido de liberá-lo.


Manrique pergunta da carta no interrogatório, e ele diz que não tem mais o papel. Ele diz que não entregou antes por medo, mas que tinha perdido. E que não sabia o que estava escrito.


Manrique o desmente, dizendo que ele já tinha dito a Simón que sabia o que estava escrito na carta, e pede uma confrontação.


Simón pressiona para que Matias diga a verdade, e ele admite que sabia o que a carta dizia sobre o assassino, mas nem com o juiz ameaçando prendê-lo, ele revelou o nome que estava no papel.


O promotor diz aquilo que eu comentei antes, que Afonso apenas poderia supor quem era o verdadeiro assassino, mas Manrique argumenta que pelo menos eles teriam o nome de alguém que também poderia ser suspeito.


Matias não vai preso, e ao chegar na casa Hermínia o confronta e pergunta sobre a carta.

Ele conta toda a verdade, e ela reclama por ele não ter entregado a ela.

Por medo, ele diz que rasgou a carta, e Hermínia e Rosaura acabam acreditando.


Kalunga depõe, e reafirma que viu Kassandra no local do crime. Manrique o questiona sobre o fato de que apenas uma pessoa que conhecia muito bem aquela região poderia transitar por ali sem se perder, ainda mais em uma noite de maré alta.


Ele ainda acusa Kalunga de ter participado daqueles atentados contra Kassandra na casa da costa: primeiro quando ela caiu do cavalo, e depois quando ele tentou entrar no quarto dela no meio da noite, e levou aquela surra do Randu.


Manrique exige que ele conte quem o mandou, e pergunta se ele estava à mando de Luiz Davi após a morte de Inácio. Sim, o advogado já começava a traçar o caminho para acusar Luiz Davi.


Enquanto isso, Luiz Davi vai implorar para que Kassandra volte com ele, e ela responde que enquanto ele tenta prejudicá-la, Manrique faz de tudo pra salvá-la. Luiz Davi responde que poderia salvar Kassandra até melhor do que Manrique se quisesse; mas que então, eles não ficariam juntos.


Ele já tinha pensado em se declarar culpado pra salvá-la, mas tinham alguns traços de egoísmo e possessividade no jeito de amar de Luiz Davi. Ele iria depor no dia seguinte, e aí seu sentimento seria colocado à prova.


Kassandra diz que não existe a menor possibilidade de voltar com ele, o que colabora com sua decisão final.


Manrique cumpre sua palavra, e abre o processo de reconhecimento de Kassandra. Hermínia é convocada, e apresenta a certidão de óbito da bebê.


Ela ainda diz que a mãe da menina era doente, e apresenta vários exames de Andreína como prova. Ela ainda tem a cara de pau de se mostrar indignada com a acusação, dizendo que era a palavra dela, uma mulher conhecida da classe alta, contra a de uma cigana.


Rosaura encontra o pai procurando a carta no escritório, e ele é obrigado a confessar que não tinha rasgado o papel, e sim perdido ele naquele cômodo. Matias revela que Afonso acusava a filha naquela carta.


Rosaura entra em desespero, e começa a buscar o papel feito louca.

Ela, que sempre tinha se mostrado tão fria e calculista, começava a se desequilibrar emocionalmente.


Ao chegar em casa, Hermínia pergunta o que significa aquela bagunça, e eles confessam que a carta tinha se perdido. Rosaura estava desesperada com a possibilidade de Hermínia encontrar o papel antes, e ler a acusação de Afonso contra ela.


Por isso, ela inventa que se lembrou que jogou aquele papel fora. Hermínia tinha plena confiança em Rosaura, e acredita.


Luiz Davi Se Declara Culpado Pela Morte de Inácio


No depoimento de Luiz Davi, Manrique vai encontrando caminhos de colocá-lo como o culpado pelo crime.

O advogado tinha tanta vontade de mandar seu rival pra trás das grades que, em um rompante de fúria, até se levanta de sua cadeira de rodas.


É um talento da família Alonso recuperar o movimento das pernas na hora da emoção, perceberam?


Lilia Rosa volta a caminhar - Novela "Kassandra".
Lilia Rosa volta a caminhar - Novela "Kassandra".
    Manrique se levanta da cadeira de rodas no julgamento de Kassandra.
Manrique se levanta da cadeira de rodas no julgamento de Kassandra.

Bom, Luiz Davi segue o jogo e admite sua culpa, para livrar Kassandra de uma vez.

Claro que Hermínia não aceita a culpa do filho, e faz de tudo para seguir incriminando Kassandra.


Já Rosaura fica feliz da vida por alguém pagar pelo crime dela, afinal ela estava se sentindo muito ameaçada pela acusação da carta.


Mas o julgamento continuava, porque só a confissão de Luiz Davi não era suficiente para dar um veredito final. Kassandra e Luiz Davi depõem juntos em um confronto, mas ela se resiste a acusá-lo diante das perguntas que são feitas.


Mas Luiz Davi confessa que forjou as provas contra ela, partindo o coração de Kassandra.


Enquanto isso na investigação da origem de Kassandra, Matias e Dorinda se confrontam, e ela o pressiona para que diga a verdade. O homem fica atormentado, mas mesmo assim não confessa nada.


Yarítza diz ao promotor e ao advogado da acusação que Randu sabe a verdade sobre a inocência de Luiz Davi. Randu é chamado para depor, e Yarítza diz a ele que ele sabe muito bem que Luiz Davi não é culpado. Mas o cigano não se importa em afundar ainda mais o antigo rival.


Sem saber de nada e ainda achando que o amado é culpado, Kassandra pede a Randu que não diga nada mais para prejudicar Luiz Davi.


Mas ele declara que não sabe nada novo, e que acredita na culpa de Luiz Davi.


Matias encontra a carta de Afonso no meio de um livro, e a guarda novamente com ele, mas começa a escutar a voz do defunto cobrando dele que faça o que prometeu.


Ofélia está em seus últimos momentos, e Gema tenta ver a amiga. Mas a entojada da Lilia Rosa a impede, e ninguém na casa tem a fibra necessária para colocar um basta nela. Ofélia se vai com Roberto ao lado dela, em uma cena muito triste.


O personagem conseguiu se redimir de seus erros do passado, cuidando da esposa até que o final chegasse.


    Roberto cuida de Ofélia em seu leito de morte - Novela "Kassandra".
Roberto cuida de Ofélia em seu leito de morte - Novela "Kassandra".

Dorinda diz a Randu que Kassandra sofria por Luiz Davi, e que só deixaria de amá-lo com a morte.

Isso faz o cigano refletir: ele sabia que Luiz Davi não era culpado, mas será que se sacrificaria uma vez mais pela amada, mesmo tendo que renunciar a ela?


Hermínia diz perante o tribunal que Luiz Davi está se incriminando para proteger Kassandra, e que isso logo será demonstrado. Mas mesmo com toda pressão que é feita, ele segue dizendo que é culpado.


Luiz Davi esquece seu papel de sacrificado, e voltando a ser o egoísta tóxico de antes, diz que não vai permitir que Kassandra se case com Manrique após ele ter se sacrificado por ela, e que isso era uma falta de respeito a ele.


Ele ainda solta a frase: "Eu sou um homem, e não vou permitir que nenhuma mulher brinque comigo."

Sei lá, acho que quando ele se autocondenou a 30 anos de prisão, esperava que a Kassandra ficasse solteira pro resto da vida, ou que casasse com ele na prisão e fosse fazer visita conjugal.


Luiz Davi é preso - Novela "Kassandra".
Luiz Davi é preso - Novela "Kassandra".

Até o Randu, com muita dor no coração, se resignou a perder e respeitou a decisão de Kassandra.

Acho que já deu pra perceber que eu não sou muito fã do Luiz Davi como interesse romântico, mesmo gostando da química do casal, ele foi bastante tóxico ao longo da história.


Gema vai visitar Luiz Davi na cadeia, e ele confessa que não matou o irmão; que está se sacrificando por Kassandra.


Ele ainda pensa que ela é a culpada, e fica indignado por ela estar se casando tão rápido com outro, quando supostamente sabia que Luiz Davi estava se sacrificando por ela. Claro, se ela fosse a assassina como ele pensava, ela automaticamente entenderia seu sacrifício.


Ele diz novamente que não vai permitir o casamento dela com Manrique, e que estava cedo demais pra isso. Sim, ele queria decidir até a data de quando seria ok pra Kassandra se casar com outro... ah, tenha dó!


Gema diz à Kassandra que ele segue pensando que ela é culpada, mas ela ainda não acredita que ele está se sacrificando por ela.


Como se fosse a coisa mais fácil do mundo, Luiz Davi foge da cadeia no dia do casamento agredindo o carcereiro, e rouba sua arma. Ele aparece armado e, acreditem se quiserem, força o juiz a casar ele com Kassandra ao invés de Manrique.


Ele casou com ela apontando uma arma.

Não tenho nem palavras pra comentar...


Luiz Davi impede o casamento de Kassandra e Manrique.
Luiz Davi impede o casamento de Kassandra e Manrique.
A cigana Yaritza - Telenovela "Kassandra".

Só não posso deixar de falar sobre a Yarítza, que assinou como testemunha por puro gosto de forma totalmente voluntária, ao contrário dos outros que assinaram coagidos pela arma. Eu ri muito dela!


Bom, mas após o casamento nada voluntário, ele leva a agora esposa embora para o desespero de todos.

Randu vai atrás, jurando que agora sim acabaria com a vida do rival.


Eles vão para uma cabana que Luiz Davi ficava quando fazia seus trabalhos de investigação marítima.

Luiz Davi chega a ser fisicamente agressivo com Kassandra, puxando o cabelo dela pra desmanchar o penteado do casamento.


Luiz Davi sequestra Kassandra.
Luiz Davi sequestra Kassandra.

E com isso eu dou meu veredito final: eu não gostaria que ela tivesse terminado a novela com ele.


Assim como alguns outros galãs de novelas antigas, como José Armando de "Esmeralda" e Luiz Fernando de "Maria do Bairro", Luiz Davi era um mocinho que não merecia a mocinha.


Felizmente nas novelas de hoje em dia um comportamento como esse já não é tolerado por alguém que deveria ser um legítimo amor.


Ele ameaça forçá-la a consumar o casamento — não vou falar o termo correto para o que ele ameaçou cometer aqui, mas vocês sabem qual era, né?


Ele justifica suas ações dizendo que ela deve gostar desse tipo de homem, e que por isso a castigaria.

Ela consegue ameaçá-lo com a arma, e ele a desafia a atirar... mas claro que ela não dispara contra ele.


Aí eles se beijam, pra romantizar toda a situação...


Tem muitas novelas que justificam e romantizam comportamentos masculinos violentos; e essa cena é um exemplo disso. Uma outra novela que eu amo muito mas que usa muito esse artifício é Amor Real, com Matilde e Manuel.



Voltando pra Kassandra, os pombinhos de Chernobyl tem sua primeira noite de amor.

Na manhã seguinte, o clima entre eles é estranho: Kassandra se comporta tímida e melosa, enquanto ele tem uma postura fria, mesmo com o que aconteceu na noite anterior.


Eles ouvem no rádio que estão sendo buscados, e Kassandra já não quer mais ser encontrada depois de descobrir os dotes de Luiz Davi, digamos assim.


Depois de ter tido relações com ela, ele veio com o papinho de que estava seco porque o que aconteceu entre eles foi um erro, e que eles devem esquecer. Ele diz que eles voltarão no dia seguinte, e tudo terminará entre eles.


No momento do casamento, Randu conseguiu ferir Luiz Davi com o seu punhal, e o ferimento agora havia infeccionado, deixando-o débil e febril. Kassandra cuida dele, mas diz que ele precisa de um médico, e pergunta onde está o bote com que eles chegaram à ilha, para poder ir buscar ajuda.


Luiz Davi desperta de sua febre, e dá de cara com Randu que ameaça acabar com a vida dele naquele mesmo momento em uma batalha de punhais.


Eles entram em luta corporal, e justo quando Randu atiraria seu punhal, Kassandra, que tinha ido tentar buscar ajuda, regressa e implora pela vida do amado. Ela diz que os dois morreriam juntos.


Randu hesita, e a polícia chega nesse momento, levando Luiz Davi de volta à prisão.


Randu ameaça Luiz Davi - Telenovela "Kassandra".
Randu ameaça Luiz Davi - Telenovela "Kassandra".
Kassandra e Luiz Davi - Novela "Kassandra".
Kassandra e Luiz Davi - Novela "Kassandra".

De volta à cidade, Kassandra termina seu compromisso com Manrique.

Agora ela estava reconciliada com Luiz Davi, e eles não voltariam a se separar até o final da novela.


Manrique entendeu que eles tinham tido intimidades, e Kassandra diz que ela também quis.

O advogado se recusa a aceitar, mas ela insiste que o ama apesar de tudo, e que não acredita em sua culpa, porque quando ele estava delirando com a febre, disse muitas coisas que esclareciam seu sacrifício por ela.


Mas agora que estava mais despeitado do que nunca, o advogado iria com tudo contra o rival, não importando o que Kassandra dissesse.


O advogado de Hermínia prepara os documentos da herança, faltando apenas sua assinatura para que Isabel fosse a sua herdeira. As duas cobras mãe e filha ficaram emocionadas, pois estavam muito perto de alcançar seus objetivos.


Elas só não contavam com o fato de que uma revelação seria exposta em breve, colocando tudo a perder.

Kassandra diz a Randu que não poderia viver sem Luiz Davi, e ele se convence de fazer o melhor pra ela.

Esse sim é um homem que sabe fazer sacrifícios; e no final da história, isso ficaria claro para sempre.


Já recuperado, Luiz Davi volta pra prisão, e Kassandra o apóia e acredita em sua inocência.

Já Luiz Davi segue acreditando que ela é culpada, mas a justifica e volta para o papel de santo sacrificado.


Acho que ele tinha múltiplas personalidades também, porque ao contrário do que ele disse lá na cabana, agora disse pra ela que se pudesse voltar no tempo teria feito tudo igualzinho, a raptando daquela forma.


Ela diz mais uma vez que não tinha matado Inácio, e que deveria ter uma terceira pessoa que estava manipulando tudo aquilo; o verdadeiro assassino. Agora ele resolve acreditar nela, e o relacionamento dos dois fica fortalecido.


Ela pede que ele diga a verdade, mas ele diz que como não há outros suspeitos e as provas a acusam, ele ainda não poderia se inocentar, pois voltariam a culpá-la. Ele faz ela prometer que não dirá nada.


Kassandra e Luiz Davi - Novela "Kassandra".
Kassandra e Luiz Davi - Novela "Kassandra".

Hermínia manda um advogado pra anular o casamento dos dois, mas Kassandra se nega, mesmo com a insistência de Dorinda e Tomás.


Enquanto isso na casa dos Alonso, Lilia Rosa bordava o enxoval de seu bebê enquanto continuava sendo uma insuportável. Ela odiava o pai e a Gema, mas bem que continuava morando na casa dele com o marido, né?


Ela inventou uma história na cabeça dela de que Roberto e Gema iriam embora juntos, quando na verdade os dois não se atreviam a retomar o seu amor — sobretudo Gema, que era muito fiel à memória da amiga.


Kassandra vai enfrentar Hermínia, e suplica que ela acredite que o assassino de Inácio é uma terceira pessoa. Ela ainda joga na cara dela que era a verdadeira dona daquela casa, e acusa Matias de ter levado ela pro circo. Ele confessa que aquilo era verdade, e que estava arrependido — sim, ele já não suportava a pressão de tantas culpas e enganos.


Mas o que Kassandra queria com aquela visita era só pedir que Hermínia a ajudasse a tirar Luiz Davi da prisão. Hermínia sai para chamar Rosaura para que expulse Kassandra, e nesse momento Matias quase entrega a carta em suas mãos, mas como as inimigas se aproximavam, ele guardou a carta na bolsa de Kassandra sem dizer nada a ela.


Que belo momento pra ficar de costas, hein Kassandra?

Mas bom, pelo menos a carta já estava em seu poder, mesmo sem ela saber.


Telenovela "Kassandra".
Telenovela "Kassandra".

A Reta Final da Novela "Kassandra"


Chega a reta final do julgamento, e Manrique tá com mais sangue nos olhos do que nunca pra condenar Luiz Davi. O sentimento de fazer justiça dele já tinha se convertido em emoções egoístas de despeito e desejo de vingança.


O advogado acusatório anterior abandonou o caso com o rabo entre as pernas, pois já não aguentava mais aquela zona.


Manrique ataca Luiz Davi ferozmente, dizendo que ele era um sujeito perigoso e que já o chamava de assassino, porque assim o considerava.


Manrique faz pressão para que Luiz Davi diga se é ou não culpado, mas ao invés de confirmar, ele agora prefere não responder. O juiz intervém, e pede que ele pare de jogar com a justiça e mantenha uma posição. Para proteger a esposa, ele volta a confirmar sua culpa.


Só que no dia seguinte, justo antes da condenação, algo inesperado acontece: Randu invade o tribunal, com Kalunga a tira colo para que declare toda a verdade. O cigano fazia seus últimos sacrifícios pela felicidade de Kassandra.


O despeitado do Manrique se veria sem saída, e teria que dar o braço a torcer sobre a inocência do rival.


Reta final do julgamento na telenovela "Kassandra".
Reta final do julgamento na telenovela "Kassandra".

Enquanto isso, Hermínia diz a Rosaura que mande Matias embora, e ele acaba revelando à filha que deu a carta para Kassandra. Ele joga na cara dela o quanto ela é má, e que não aguentava mais aquele horror e o remorso que sentia.


Ele pede que ela se arrependa, mas ao invés disso ela decide tentar recuperar a carta antes que Kassandra a descubra dentro da bolsa.


Ela chega ao tribunal, onde Kassandra espera do lado de fora carregando a carta na bolsa sem sequer suspeitar. A empregada está disposta a tudo para recuperar o documento.


Só que enquanto isso, dentro da sala, era revelada a sua culpa!


Finalmente, depois de muita enrolação, Randu diz que Rosaura era a verdadeira assassina.

Manrique segue sendo mesquinho, e diz que aquilo não poderia ser verdade. O interesse dele agora é se vingar, e não fazer justiça.


Então Randu narra que tinha visto Rosaura como a mulher que conversava com Kalunga e o ameaçava a não dizer nada sobre o crime, e que se lembrou dela como sendo a empregada da casa.


Do lado de fora, em um surto, Rosaura tenta arrancar a bolsa de Kassandra à força.

Por sorte, Tomás chega nesse momento e defende a amiga.


Kassandra e Rosaura - Telenovela "Kassandra".
Kassandra e Rosaura - Telenovela "Kassandra".

Lá dentro, Kalunga terminava de confirmar o que Randu tinha dito, e o juiz dava voz de prisão à Rosaura. Após seu ataque frustrado, Rosaura vai embora sem imaginar que sua sorte tinha acabado de mudar.


Rosaura é levada a depor, e claro que no começo se faz de coitadinha e se diz inocente.

Os inúteis do promotor e do advogado de Luiz Davi não querem fazer perguntas, mas o senso de justiça de Manrique acaba acordando do coma, e ele assume a tarefa de interrogá-la.


Rosaura acaba deixando escapar que não sentia ciúmes de Inácio na casa da costa, porque sabia que não era ele. Então, Manrique questiona como ela poderia saber aquilo.


Ela diz que era capaz de diferenciar os irmãos, porque amava Inácio. E que seguiu o jogo de Luiz Davi para ajudar a descobrir Kassandra.


O lado despeitado de Manrique volta, e então ele pergunta se Luiz Davi não poderia ter forjado as provas contra Kassandra, e Rosaura diz que o culpado poderia ser qualquer um dos dois, mas ela não.


Matias está arrumando suas coisas para ir embora, e Isabel vai avisá-lo que levaram Rosaura como suspeita. Nessa reta final da redenção do Matias confesso que eu fico com pena da situação dele. Ele tinha uma filha má, mas que ainda era sua filha; e uma neta que o desprezava.


Mas as coisas ainda não estavam completamente perdidas pra ele, e tendo a coragem e dignidade que nunca teve em sua vida, conseguirá salvar uma parte de sua família no final.


Enquanto isso, Rosaura segue se fazendo de tonta no tribunal. Agora era o advogado defensor de Luiz Davi quem a interrogava, e perguntou sobre a noite do crime. Ela conta que estava muito doente de cama naquela noite. Foi isso que ela inventou para Hermínia enquanto fugiu para a costa, em cumplicidade com o pai, que tinha informado à patroa que a empregada estava acamada.


Hector tenta abrir os olhos de Hermínia, mas ela está irredutível em defender Rosaura.

Nesse momento, ela regressa à casa. Pois é, não tinham provas pra ela ficar detida, né?


Ela chega se fazendo de coitadinha, e pede que Hermínia declare em seu favor.

Ela também pede que o pai a respalde caso seja chamado para declarar novamente, e confirme que ela estava doente aquele dia.


Matias pede que ela confesse, mas ela diz que irá se defender como uma leoa, e que precisa encontrar a carta.


Rosaura volta para depor no dia seguinte, em um confronto com Kalunga.

Ela se faz de louca, e diz que não entende porque ele estava acusando ela.


Ele narra não só que ela confessou ter matado Inácio, como conta que ela também foi a responsável por planejar o acidente de cavalo de Kassandra. Rosaura diz que Kassandra é louco, e o promotor pede que ele seja examinado para atestar sua sanidade mental.


Só que agora ela teria que enfrentar Randu, que vinha disposto a acabar com ela de vez.

Randu já chega metendo o pé, afirmando que ela não deveria ser apenas uma suspeita, e sim já ser considerada a culpada.


O cigano diz que a ouviu dizer a verdade a Kalunga, e ela segue negando tudo.

Mas não aguentando a pressão de Randu, ela surta de vez, dando um espetáculo de histeria.


Chamam um médico para atendê-la, enquanto a ficha de Manrique começa a cair e ele diz achar estranho que ela tivesse ficado tão nervosa.


O médico aproveita pra dizer que examinou Kalunga, e que o Q.I. dele é tão baixo que chega a ser anormal (KKKKK). Com isso, o depoimento dele fica inválido.


    Rosaura surta no julgamento da morte de Inácio - Novela "Kassandra".
Rosaura surta no julgamento da morte de Inácio - Novela "Kassandra".

Por enquanto Rosaura se livrou, mas Randu promete a ela que fará com que ela seja condenada.


E essa condenação chega primeiro de quem ela menos gostaria: Isabel escuta uma conversa entre Rosaura e Matias, e descobre que foi a mãe quem matou o pai.


Isabel (Chabela) - Telenovela "Kassandra".
Isabel (Chabela) - Telenovela "Kassandra".

Ela sai correndo pra contar a verdade para Hermínia, que se nega a aceitar a verdade no começo.

Mas a garota insuportável narra exatamente o que ouviu: "Ninguém poderá provar que eu sou a culpada."


Rosaura, que já estava mais pra lá do que pra cá, repetia para o pai que achava que nada iria acontecer. A tontinha achava que a filha, que não tinha nem um pingo de amor por ela, seria incapaz de acusá-la com a avó.


Mas Isabel chega ao quarto, exigindo que eles vão dar satisfações para Hermínia, que os havia chamado no escritório. Elas têm uma briga, e Rosaura reclama por ela a ter delatado, e diz que isso prejudicaria a ela também.


Ainda diz que o pai dela era um canalha, que nunca tinha gostado da filha.

Mas Isabel diz que poucas pessoas sabiam que Rosaura era sua mãe, e que ela não seria manchada por essa história.


No confronto com Hermínia, Rosaura diz que a filha ouviu mal, mas a garota jura que ouviu direito.

Matias é colocado contra a parede, e finalmente confessa tudo.


Hermínia fica fora de si, e além de ameaçar mandar Rosaura pra cadeia, ainda diz que Isabel não receberá nada dela. Pois é, a garota confiou demais que por ser filha de Inácio estava protegida; mas Hermínia se deixou levar mais pelo peso dela ser filha da assassina de Inácio, e a renegou.


Hermínia descobre que Rosaura matou Inácio - Novela "Kassandra".
Hermínia descobre que Rosaura matou Inácio - Novela "Kassandra".

Em um embate corporal com Rosaura, ela cai e bate a cabeça, ficando inconsciente.

Justo agora que ela descobriu a verdade, não poderia dizer nem fazer nada.


Por outro lado, Isabel vendo que a avó iria tirar a herança dela, manda a mãe sair do local e se cala sobre todo o assunto. Ela também ameaça Matias para que não diga nada e o manda embora da casa de vez.


Claro, agora seria mais conveniente que a avó morresse, antes que tomasse a herança das mãos dela.

Hermínia fica sem poder falar no hospital, e sua situação é grave.


O karma voltou direitinho pra ela, porque ela ficou exatamente na mesma situação do falecido marido, agora com Isabel manipulando a situação.


O final de Hermínia na telenovela "Kassandra".
O final de Hermínia na telenovela "Kassandra".

Rosaura volta ao tribunal para depor, e enfrentar Randu novamente.


Kassandra conta pra Luiz Davi que quando Rosaura a atacou, ficou repetindo a frase: "Me entregue o papel." Aí a ficha dele cai, e ela encontra a carta na bolsa.


Eu sei que muitas vezes a gente esquece várias coisas perdidas na bolsa, mas demorou tempo demais pra Kassandra encontrar esse bendito papel dentro dessa bolsinha que não cabe quase nada, né?


Kassandra e Luiz Davi - Telenovela "Kassandra".
Kassandra e Luiz Davi - Telenovela "Kassandra".

O tribunal pede provas à Rosaura de que ela estava doente na noite do crime, e ela cita os convidados do casamento como testemunhas.


Ai gente, sinceramente... Primeiro que ninguém viu ela de cama; segundo que até parece que os convidados estariam muito informados ou preocupados pelo fato de uma das empregadas da casa estar doente ou não.


Os argumentos de Rosaura se enfraqueciam cada vez mais, e agora ela teria o último elemento que terminaria de destruí-la: a carta de Afonso.


Kassandra entrega a carta ao tribunal, e o promotor a lê em voz alta diante de todos.

Afonso narra o que houve com Kassandra, e a nomeia sua herdeira.


Ele pede que investiguem Rosaura a respeito do assassinato de seu enteado Inácio, justificando suas suspeitas, e Randu vibra com a vitória. Ai, meu coração doeu com esse momento, pois esse seria seu último sorriso.


No meio do tribunal, um telefone toca e o juiz atende. Um momento absurdo, mas enfim... ele informa sobre Hermínia estar grave, e Rosaura ao saber que ela não estava morta, se vê encurralada, pois ela terminaria de acusá-la.


A mulher surta de vez, e as autoridades da novela mais uma vez se provam incompetentes, pois Rosaura consegue tomar a arma do crime que estava sobre a mesa do juiz.


Desesperada, ela tenta atirar em Kassandra, para realizar sua vingança.


Mas Randu estava ali, e jamais permitiria que nada acontecesse à sua amada.

Ele se coloca na frente, e é atingido. O cigano morre se declarando para sua princesa.


Rosaura tenta atirar em Kassandra.
Rosaura tenta atirar em Kassandra.
    Randu morre nos braços de Kassandra.
Randu morre nos braços de Kassandra.

Rosaura está presa, mas Matias não a abandona jamais.

O homem prova no final da novela ser um bom pai e avô, apesar de tudo.


Ele tem a esperança de que sua família possa se arrepender, e que se tornem boas pessoas.

Com a filha ele não pode fazer nada, mas agora seria o responsável por cuidar da neta, que teria somente a ele no mundo.


Hermínia consegue falar em seus últimos momentos, e pede perdão ao filho e também à Kassandra, por tudo que fez contra ela. Kassandra a perdoa, claro, e ela morre com a nora e o filho ao seu lado.


Hermínia morre no final da novela "Kassandra".
Hermínia morre no final da novela "Kassandra".
Luiz Davi e Kassandra.
Luiz Davi e Kassandra.

Mas antes disso, ainda consegue pedir perdão à Gema, e declarar contra Rosaura, que termina condenada de vez. Ela irá passar muitos anos na prisão.


Roberto planeja ir embora da cidade, e desistir para sempre de Gema.

Lilia Rosa recobra o bom senso no último momento após ler uma carta que Gema tinha escrito para Roberto, onde renunciava ao amor dos dois. 


Roberto e Lilia Rosa - Telenovela "Kassandra".
Roberto e Lilia Rosa - Telenovela "Kassandra".

Ela percebe que estava errada, e pede que o pai fique e seja feliz com Gema.

Apenas com a bênção dela os dois se atreveriam a retomar o seu amor, e assim o fizeram.


Em uma cena completamente ridícula, Yarítza expulsa Kassandra do funeral de Randu, dizendo que agora no momento da morte ele pertenceria a ela. Com a aprovação de Dorinda, que diz que na hora da morte o sangue da raça falava mais alto, e apóia a cigana invejosa.


Por favor, né? A Kassandra só queria dar um último adeus ao Randu, e ela tinha todo o direito de fazer isso.


    O funeral do cigano Randu - Novela "Kassandra".
O funeral do cigano Randu - Novela "Kassandra".

A "viúva de Taubaté" permite que Kassandra se despeça, e assim termina a história de amor trágica do cigano e sua princesa.


O castigo de Rosaura é perceber que para a filha o seu destino não importava, apenas o dinheiro.

Isabel cresceu com complexo de superioridade, graças à própria mãe que sempre a fez acreditar que ela estava acima dos demais.


Isabel, que reinava plena se achando a dona da casa, é tirada de seu trono por Luiz Davi e Kassandra, que chegam reclamando os direitos da verdadeira herdeira da família.


Ela segue fazendo birra, dizendo que é a neta da Hermínia, mas Kassandra já tinha seus direitos legais reconhecidos, e a parte da herança que correspondia à Hermínia ela deixou para Luiz Davi. Se ela tivesse sido uma boa pessoa, com certeza o casal a teria acolhido como parte da família.


Mas com a atitude dela, isso era impossível.


Bom, agora só restava à garota metida se conformar com sua nova realidade: ser criada pelo avô, que tudo o que podia oferecer à ela era uma vida muito humilde.


Agora ele se dedicaria à endireitar a neta, e torná-la uma pessoa de bem.

Nas últimas cenas da família, vemos indícios de que ele seria bem-sucedido em sua missão, pois Isabel começava a dar sinais de que ainda poderia mudar.


O final de Isabel (Chabela) - Telenovela "Kassandra".
O final de Isabel (Chabela) - Telenovela "Kassandra".

Em seu testamento, Randu deixou sua fortuna para seu povo, e nomeou Yarítza como a nova chefe da tribo. Bom, pelo menos agora ela podia fazer de conta que era sua viúva. De coração, ela era. E ele reconheceu isso.


Mas ela resolve deixar toda a fortuna nas mãos de Tomás, e segue a vida errante junto ao seu povo cigano. Bom, pelo menos o Tomás conseguiu alguma compensação no final.


Manrique pede perdão à Kassandra pela postura que tinha tomado, e por ter acusado Luiz Davi de coisas injustas. Ela diz que agradece por ele ter sido um apoio tão grande pra ela.


Ele também pede perdão pro Luiz Davi, e tudo fica em paz.


A novela termina com um casamento duplo na igreja: Kassandra e Luiz Davi, e Gema e Roberto.

E deixam uma esperança romântica pra Manrique: uma nova secretária que começaria a trabalhar com ele.


O final de Gema e Roberto - Novela "Kassandra".
O final de Gema e Roberto - Novela "Kassandra".
O casamento de Kassandra e Luiz Davi.
O casamento de Kassandra e Luiz Davi.

Luiz Davi e Kassandra vão passar a lua de mel naquela cabana sinistra pra onde ele a levou sequestrada.

Eu, hein?? Mas enfim, cada um com suas ideias de romance.


E assim termina a novela. Vocês gostaram do final?


Achei bem previsível, mas a novela no geral é sim muito boa!

Deixem suas opiniões nos comentários.


Até uma próxima história!

Comentários


Em destaque

bottom of page