top of page

Mães de Novelas Mexicanas: Por Que Amamos Ofelia García e Odiamos Dona Refúgio?

  • Foto do escritor: Fernanda Ramos
    Fernanda Ramos
  • 25 de out.
  • 7 min de leitura
As mães e filhas das novelas mexicanas "Teresa" e "As Filhas da Senhora Garcia".
As mães e filhas das novelas mexicanas "Teresa" e "As Filhas da Senhora Garcia".

Se você já assistiu as novelas mexicanas "Teresa" e "As Filhas da Senhora Garcia", do produtor José Alberto Castro, que trazem a ambição como tema central da história, com certeza já percebeu que enquanto a personagem Ofelia Garcia é amada pela maioria, dona Refúgio, a mãe de Teresa, virou até alvo de memes, tamanho é o desgosto da audiência com a pobre!



A Romantização da Pobreza Nas Novelas Mexicanas


E por falar em "pobre", esse é o primeiro motivo que eu vou trazer nesse vídeo pra explicar a diferença entre essas duas mães: a romantização da pobreza.


Tanto Refúgio como Ofelia são mulheres com carências financeiras, mães de duas filhas bonitas.

Mas cada uma tem uma visão diferente de felicidade.


Enquanto Refúgio entra em conflito com a filha mais velha Teresa por essa querer subir na vida financeiramente, Ofelia entra em conflito com a filha mais velha Valéria, mas dessa vez porque é a mãe quem busca a ascensão financeira através de Mar, a filha mais nova.


A novela "As Filhas da Senhora Garcia" nos mostra desde suas primeiras cenas que, apesar da filha não ser lá muito talentosa, Ofélia corre com ela pra cima e pra baixo, fazendo testes para modelo.


E nesses corres das duas já nos identificamos de cara com Ofelia: ela reclama da superlotação no transporte público, sonha em comprar roupas em lojas caras, reclama das carências que a família sofre dentro da casa que tá precisando de vários consertos, enfim...


Tudo o que nós, desafortunados da vida real, passamos no dia a dia!

Ofelia foge por completo do discurso batido de que "o amor supera todos os obstáculos".


Ofelia e Mar - Novela "As Filhas da Senhora Garcia".
Ofelia e Mar - Novela "As Filhas da Senhora Garcia".

Ao contrário de dona Refúgio, mãe de Teresa e Rosa.


E assim, à primeira vista, não tem nada de errado com o desejo de dona Refúgio de levar sua vidinha simples, e priorizar outras coisas além do dinheiro...


Mas a verdade é que o conformismo de dona Refúgio revolta principalmente pelo fato de ela passar a novela toda querendo que os outros personagens da novela também se conformem com o contexto em que nasceram, principalmente a filha Teresa.


Não vou falar aqui sobre os métodos super questionáveis de Teresa para alcançar seus objetivos, pois em várias ocasiões a mãe realmente estava certa em reprovar os atos da filha!


Mas vou falar de como Refúgio quis interferir nas vidas da filha mais velha e do marido, sempre reclamando quando oportunidades de crescimento surgiam — como a vez em que Arturo quis dar um celular para Teresa para que ele pudesse manter a comunicação laboral com ela no dia a dia, e a mãe sugere que Teresa use os telefones públicos para falar com o chefe.


Minha senhora, isso sequer era um presente, era uma ferramenta de trabalho!!


Teresa e dona Refúgio discutem na novela "Teresa".
Teresa e dona Refúgio discutem na novela "Teresa".

Ou quando o marido teve a oportunidade de ter um emprego melhor, e ela ficava de teimosa para que ele continuasse sendo mecânico, e o criticava por aceitar a ajuda da filha.


Pergunto a vocês: o que há de errado em uma filha ajudar um pai que não está conseguindo sustentar sua casa, que já se endividou até o pescoço e que não consegue mais emprego em sua área?


As Mães Vs. As Relações Amorosas das Filhas


Rosa, não teve tempo suficiente de tela para que pudéssemos ver com mais detalhes como seria a dinâmica de dona Refúgio com a filha mais nova.


Porém, no começo da novela, vimos que ela tinha o sonho de ser bem-sucedida na ginástica artística, e também que começa um namoro com Johnny, um vizinho que além de ser visivelmente mais velho, tinha uma família cheia de problemas — tanto, que a família de Teresa, na situação precária que vivia, já tinha até emprestado dinheiro pra eles!


Mas Refúgio em nenhum momento questiona a filha mais velha, como Teresa fez com Patty mais tarde, perguntando se ela tinha certeza se era aquilo que ela queria pra vida dela.


Dona Refúgio e Rosa - Novela mexicana "Teresa".
Dona Refúgio e Rosa - Novela mexicana "Teresa".
Johnny e Patty fugiram para se casar - Novela "Teresa".
Johnny e Patty fugiram para se casar - Novela "Teresa".

Tanto Rosa como Patty tinham futuros brilhantes pela frente, uma com seu talento para a ginástica, e outra com um avô que poderia pagar a carreira que ela escolhesse!


Vocês duvidam que Rosa teria tido o mesmo futuro de Patty ao se casar com Johnny, tendo que abrir mão de um futuro bem-sucedido pra viver em uma realidade cheia de carências?


A casa dela não tinha nem cadeiras...


Rosa só não conseguiu realizar seu sonho porque a morte o interrompeu; porém, se tivesse vivido, seria Johhny a cortar seu sonho pela raiz!


Afinal, uma ginasta profissional tem que viajar muito, se dedicar 100%, e eu consigo até ver o Johnny fazendo igualzinho o Juán fazia com a Mar, dizendo que ela tinha que escolher entre casar com ele ou uma carreira de fama e sucesso!


Juán - As Filhas da Senhora Garcia.
Juán dando mais um de seus shows de ciúmes na novela "As Filhas da Senhora Garcia".
Mar e Valéria - As Filhas da Senhora Garcia.
Mar e Valéria presenciando os ciúmes de um macho inseguro...

Bom, mas voltando à dona Refúgio mais um pouco, ela em nenhum momento fez esse alerta pra filha (pelo menos eu não me lembro de ter visto uma cena assim, me corrijam se eu estiver errada).


Já quem teve muita dor de cabeça com a choradeira da mãe foi Teresa, quando escolheu para marido um homem maduro, rico, com a vida organizada e de bons sentimentos.


Ela queria que Teresa ficasse com Mariano, mas essa escolha era inteiramente da filha, e ela não tinha o direito de se intrometer da forma tão invasiva que fez ao longo da primeira fase da novela!


Teresa e Arturo se casam na novela "Teresa".
Teresa enfrentando a intromissão da mãe até no dia do casamento!

Uma Visão Mais Realista da Vida e do Amor Nas Novelas


E falando em mães que se intrometem, não podemos negar que Ofelia era infinitamente mais controladora do que Refúgio, e que também cometeu seus erros ao querer comandar a vida das filhas.


Porém, aqui vou entrar no segundo motivo para amarmos essa mãe tão oposta à primeira: ela tinha uma visão realista da vida.


A novela muitas vezes quer nos mostrar que Ofelia forçava Mar a tentar a carreira de modelo para subir na vida, mas eu vou perguntar uma coisa pra vocês: a Mar não gostava de luxos?


A Mar não reclamava de seu colchão desconfortável?

A Mar não ficou revoltada com a Valéria, quando ela conseguiu ser modelo no lugar dela?

A Mar não chegou a se apoderar de um perfume caríssimo, não resistindo à tentação de usá-lo?


Mar na novela "As Filhas da Senhora Garcia".
Mar desejando ter a vida luxuosa que encontra na realidade da mansão Portilla.

Na verdade fiz várias perguntas, mas enfim...

O que eu quero dizer é que Mar queria sim a vida que Ofelia desejava pra ela.


Se ela só se importasse em se casar com Juán e ser feliz ao lado dele, nas condições humildes que ele podia oferecer a ela, eu tiraria toda a razão de Ofelia, mas a verdade não era bem assim não...


Valéria, que no começo da novela rejeitava por completo as aspirações da mãe, acabou se tornando exatamente o que Ofelia desejava para a filha mais nova — e inclusive se encontrou tanto na carreira de modelo que abriu mão do amor para ir ascender profissionalmente no final da novela.


Perceberam? Ela escolheu o sucesso profissional, e não o amor — justamente o que ela tanto criticava a mãe por querer para a irmã mais nova!


Fiquei triste por ela não ficar com o Nicolás no final oficial, mas tudo bem, porque o tema desse vídeo é outro...


Nicolás, Valéria e Artur - As Filhas da Senhora Garcia.
Valéria escolhe a carreira de modelo profissional em "As Filhas da Senhora Garcia".

Voltando a falar de Ofelia e Mar, pode haver quem diga que Ofelia queria vender a filha ao melhor partido possível, mas vemos que isso não é verdade quando Luis fala com ela sobre suas intenções de casamento com Mar, e ela se nega completamente a aceitar!


Isso porque ela pensava sim na felicidade da filha além do dinheiro, e Luis era um homem muito mais velho e viúvo.


Convenhamos que, financeiramente falando, ele era a melhor opção dentro da família, afinal era o patriarca e dono de toda a fortuna!


Mas Ofelia preferia que Mar se apaixonasse por um dos filhos, e fosse feliz tanto no dinheiro como no amor!


Mar e Luis em "As Filhas da Senhora Garcia".
Mar e Luis em "As Filhas da Senhora Garcia".

Quando Camila se casa com Juán, podemos ver que ela tem que abrir mão de tudo o que tem para ir morar em um quarto na casa humilde dos sogros, porque o marido não podia nem alugar uma casa pros dois irem viver sozinhos.


Além disso, Camila é duramente criticada por não querer limpar, cozinhar, enfim... fazer tudo o que ela nunca teve que fazer na vida.


Lógico que ela tinha que se adaptar à sua nova realidade, mas era um choque muito grande, e o sogro metia o pau nela pelas costas!


Ainda por cima, quando ela tentava conseguir um emprego melhor para o marido, para que ele conseguisse ganhar mais dinheiro e a vida deles pudesse melhorar, ele ligava o botãozinho do orgulho dos pobres, e nunca aceitava ajuda da esposa.


Aquele conceito de que o marido provedor não pode aceitar que a esposa o ajude financeiramente...


Camila e Juán - As Filhas da Senhora Garcia.
Camila se casa com Juán e come o pão que o diabo amassou...

Enfim, esse casal não é o tema desse vídeo, mas achei importante a gente falar um pouco disso, pra mostrar que a experiência de vida de Ofelia já tinha mostrado a ela qual seria o futuro de Mar ao lado de Juán.


Mas, ao contrário da irmã, Mar escolhe priorizar o amor e termina a novela com Juán...

Porém eu fico aqui imaginando como foi o futuro da Mar casada com ele...


Será que o moço buscou melhorar na vida?

Será que o casamento deles teria durado mais de dois anos?


Ou quando a Mar começasse a subir na carreira que escolheu, ele iria começar a tirar o cartão de marido possessivo do bolso?


Mar e Juán no final da novela "As Filhas da Senhora Garcia".
Mar e Juán no final da novela "As Filhas da Senhora Garcia".

Bom, isso jamais saberemos...


Mas o que eu quero saber agora é a sua opinião sobre essas duas mães de novelas mexicanas!

Comenta aqui!

Comentários


Em destaque

bottom of page